Programas de saúde focam na prevenção do câncer em mulheres

A presidenta Dilma Roussef anuncia nesta terça-feira (22) o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero que será lançado em Manaus (AM). A iniciativa visa garantir exames a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Em Corumbá, o público feminino conta com o Centro de Saúde da Mulher – coordenado pela Prefeitura Municipal, a partir da Secretaria Municipal de Saúde – que realiza o diagnóstico, prevenção e monitoramento da doença.

A unidade de saúde oferece atendimento para gestações de alto risco; programas do câncer de colo uterino e de mama; odontologia; odontopediatria; planejamento familiar; ultra-sonografia; mamografia e laboratório de coletas. Os exames são feitos a partir de encaminhamento das Unidades de Saúde da Família (USF's) ou solicitados pelos médicos da unidade. O centro possui o mamógrafo e realiza, em média, 300 exames por mês em Corumbá. O Brasil conta atualmente com 4 mil mamógrafos – metade deles na rede pública de sáude.

Seguindo a orientação da presidenta Dilma, focada na atenção especial para a saúde das mulheres, o Município possui dois sistemas integrados ao programa de prevenção do Governo Federal, o Sistema de Informações de Controle do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA). Com base nos dados repassados aos dois sistemas, as equipes do Centro de Saúde da Mulher monitoram 280 mulheres por meio do SISMAMA e 154 pelo SISCOLO. "São casos de mulheres que tiveram algum tipo de alteração nos exames e são monitoradas rotineiramente. Os dois sistemas são importantes ferramentas para detectar casos de câncer de forma precoce", observa a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Catarina Meireles de Albuquerque Oliveira. A unidade está localizada na rua XV de Novembro, em frente ao Hospital da Caridade de Corumbá. O telefone de contato é 3232-4890.

Prevenção

Celebrando o Mês da Mulher, a unidade de saúde realiza no próximo dia 31 de março uma campanha para conscientizar a população feminina sobre a necessidade de detectar precocemente a presença do câncer, possibilitando o aumento das chances de cura. Estão programadas diversas atividades a partir das 7h30 como café da manhã, palestras, sorteio de brindes, atividades de alongamento e exercícios físicos. O evento é aberto para a população e ocorrerá no prédio do Centro da Saúde da Mulher.

Skip to content