A Prefeitura de Corumbá já solicitou à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) a implantação das redes e ligações domiciliares de água e esgoto para as 236 unidades habitacionais que estão em fase de conclusão no bairro Aeroporto, para atender famílias de baixa renda, idosos, portadores de deficiência e servidores públicos municipais. O novo conjunto integra o Pró-moradia, programa que prevê a implantação de um total de 338 casas na região urbana, com investimento de R$ 11 milhões assegurados pelo Município por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal.
"As novas moradias estão em fase de conclusão e, nos próximos dias, serão entregues pela empresa responsável pela construção. Já solicitamos à Sanesul a implantação das redes de água e esgoto, bem como as ligações domiciliares, para que possamos elaborar um cronograma de entrega das casas, atendendo à orientação do prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira – PT)", informa o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Campos Ametlla. Das 338 unidades previstas no projeto, 236 estão sendo construídas no bairro Aeroporto e outras 102 serão erguidas no Jardim dos Estados.
A engenheira Tânia Dantas, que tem acompanhado as obras de perto, informa que a empresa responsável por esta etapa das obras está finalizando o último bloco, no bairro Aeroporto, para depois, iniciar a etapa do Jardim dos Estados. Ela observa que a Prefeitura já cumpriu todas as etapas do programa de acompanhamento social envolvendo os futuros moradores. Com as ligações de água e esgoto e a conclusão das obras complementares, como calçadas e acessibilidade, as 236 unidades estarão prontas para serem entregues.
As novas unidades estão sendo implantadas por meio do Programa de Urbanização e Regularização de Assentamentos Precários, para atender famílias com baixa renda per capta, com maior número de dependentes, ou ainda mulheres chefes de família, idosos e portadores de deficiência. Ao todo são 17 casas para portadores de necessidades especiais, 17 para idosos, 72 para servidores públicos municipais e 232 para famílias de baixa renda, sendo que cada casa tem 42,42 metros quadrados de área construída. O novo conjunto será entregue totalmente urbanizado, inclusive com ruas pavimentadas.