A Prefeitura de Corumbá já trabalha em vários locais da cidade para minimizar os danos causados pelas chuvas desta segunda-feira em Corumbá. No centro cidade, cruzamento das ruas Frei Mariano com a Delamare, equipes da Gerência Municipal de Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, isolaram um trecho da calçada e da rua, devido ao rompimento de parte da galeria de água pluvial. Além disso, o Poder Executivo está com homens e máquinas trabalhando em outras regiões, eliminando inundações.
Foi o que aconteceu no bairro Aeroporto, no cruzamento das ruas Cyríaco de Toledo com a Campo Grande. O grande volume de água inundou a Campo Grande entre a Cyríaco e Edu Rocha, e para sanar o problema, houve a necessidade de abertura de uma valeta, para escoamento da água em direção à galeria existente na rua Gonçalves Dias.
O secretário Ricardo Ametlla informa que está com funcionário acompanhando uma equipe da Defesa Civil desde o final da manhã, quando começaram aparecer os problemas e, na medida do possível, deslocava pessoa e maquinário necessário, para atender pontos de inundações. "Estamos acompanhando tudo de perto e tudo está sendo feito para minimizar danos à população", explicou, lembrando que o Corpo de Bombeiros também é parceiro nos atendimentos à comunidade corumbaense.
O gerente da Defesa Civil, tenente Isaque Nascimento, comandou uma equipe nas vistorias, inclusive na região portuária, nas encostas. Comentou que todas as providências estão sendo tomadas, tanto na parte alta da cidade, como no centro e na orla portuáriária. Até mesmo as ruas centrais estão sendo vistoriadas. Além da Delamare com a Frei Mariano, a Sete de Setembro com a Dom Aquino também foi parcialmente interditada.
Dados do serviço de meteorologia da FAB (Força Aérea Brasileira), mostram que foram 82 milímetros de chuva até por volta das 17 horas desta segunda-feira. A Defesa Civil continua em alerta podendo ser acionada pelos números 199 ou 3232-8348.