As 22 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá realizaram, entre os dias 22 e 24 deste mês, a segunda etapa do Provinha Brasil, instrumento de avaliação implantado pelo Ministério de Educação (MEC) com o objetivo de diagnosticar o nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. A prova é aplicada aos alunos matriculados na segunda série do ensino fundamental, no início e no fim do ano letivo. O questionário é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuído pelo MEC, sendo que a correção e utilização dos resultados são atribuições das escolas e das redes.
Conforme o secretário executivo de Educação de Corumbá, Hélio de Lima, a expectativa do Inep/MEC é oferecer aos gestores públicos e aos professores informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas em relação à leitura e à escrita. "Neste fim de novembro, foi aplicado o teste 2 da Provinha Brasil 2010, para que professores, gestores e também pais possam avaliar o quanto o aluno progrediu ao longo do ano", afirmou o secretário.
Paralelamente a este processo, a Secretaria de Educação também está aplicando, entre os dias 22 e esta sexta-feira (26), a Avaliação Institucional em toda a Reme. Além das escolas urbanas e rurais, as creches e os centros de educação infantil também participam da avaliação, um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Participam desta etapa os alunos de 5ª e 9ª séries e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), os pais (em caso de aluno menor de idade), funcionários, professores, coordenadores e gestores da Reme. De acordo com Hélio, a Avaliação Institucional é realizada nas unidades escolares da Reme em atendimento ao disposto na lei nº. 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para as modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Deliberação CME nº. 149, de 19 de março de 2007, para a Educação de Jovens e Adultos.
Os objetivos da Avaliação Institucional estão relacionados à melhoria da qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade social; e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da escola e da Secretaria Executiva de Educação, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito às diferenças e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.