Prefeitura busca conscientizar comunidade no combate à dengue

A Prefeitura de Corumbá está buscando maior participação da comunidade nas ações contra a dengue para conter o avanço da doença e reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. Neste sentido, ocorre na próxima sexta-feira (26) o Dia D de Mobilização Social no Combate à Dengue, com a ação no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. A programação se estende das 7h às 12 horas e uma das ações programadas, conforme o secretário executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra, é a divulgação do resultado da primeira gincana envolvendo alunos das escolas corumbaenses, que devem entregar os trabalhos até esta quarta-feira (24).

Está prevista também uma série de atividades lúdicas, bem como apresentações da Banda da Marinha do Brasil, Grupos 100% Saúde e Abate, além da participação da banda de percussão da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, campeã do 1º Concurso de Bandas e Fanfarras Tocando contra Dengue. A iniciativa também inclui a exposição de utensílios confeccionados a partir de pneus – com destaque para um Puf/Sofá -, recipientes considerados propícios à proliferação do mosquito. O evento está a cargo dos integrantes do Projovem Adolescente do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS II).

Gincana

A inovação deste ano foi a realização da gincana entre as escolas, cujo principal objetivo é conscientizar crianças, jovens e adolescentes sobre a necessidade da prevenção, além de formar agentes mirins para combater a doença. A competição conta com a participação de oito escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme): Almirante Tamandaré, Clio Proença, Barão do Rio Branco, Nathércia Pompeo dos Santos, Cássio Leite de Barros, Dom Bosco, Carlos de Castro Brasil e Ângela Maria Perez, além do Centro de Apoio Infanto-Juvenil (CAIJ).

Para participação na gincana, as escolas tiveram que realizar trabalhos focando os seguintes temas: Uso adequado de A2 (reservatório ao nível de solo); Destino adequado de pneumáticos inservíveis; Descarte adequado de D2 (Lixo); e Terrenos Baldios e Imóveis fechados e abandonados.

Para a bióloga sanitarista Grace Bastos, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a gincana está sendo importante para fazer com que os estudantes ampliem seus conhecimentos, por meio de trabalhos educativos, sobre as medidas e cuidados que favorecem a saúde e como evitar a doença. "Estamos incentivando o aluno corumbaense a trabalhar temas importantes para prevenir e combater a dengue na própria casa e no bairro em que reside, de forma irreverente e, ao mesmo tempo, fazendo com que a escola fique atenta ao Índice de Infestação Predial da sua área", comentou.

Skip to content