Integrando as atividades da Semana da Consciência Negra, o sobrinho-bisneto do líder da Revolta da Chibata, o engenheiro civil e de segurança do trabalho, João Candido de Oliveira Neto, está em Corumbá para divulgar o documentário A História de João Cândido – Líder da Revolta da Chibata. A exibição ocorre às 19h30 desta sexta-feira (19), no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. Além do filme, Neto profere uma palestra em que contará a trajetória de vida do principal nome daquele importante episódio da história brasileira, que aconteceu na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, então Capital Federal, entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910.
Por meio da história de luta pelos ideais de um personagem de suma importância para a garantia dos direitos humanos (entre uma de suas reivindicações estava o fim dos castigos corporais, resquícios do regime escravista abolido no País em 1888), os organizadores querem fazer a população corumbaense refletir sobre o assunto. "Quero agradecer a Prefeitura de Corumbá pela oportunidade de estar aqui nesta semana para dar andamento aos trabalhos realizados pelos nossos irmãos do movimento negro no município. Através do resgate da figura de João Cândido, queremos debater a luta pelos nossos objetivos", comentou o engenheiro.
As atividades da Semana da Consciência Negra prosseguem neste sábado, com atividades culturais e educativas afro-brasileiras na Praça da Independência. Paralelamente, o Encontro Estadual de Intérpretes e Compositores de Samba Enredo de Mato Grosso do Sul tem início às 9h30, na quadra da Caprichosos de Corumbá, localizada na esquina das ruas 21 de Setembro e Duque de Caxias. O compositor Samir Trindade, da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, e Nino Samba Show, ex-interprete da Imperatriz Leopoldinense, promovem workshop com os participantes. Às 17 horas, haverá apresentação dos intérpretes das escolas de samba de Corumbá, Aquidauana e Campo Grande.
A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Subsecretaria de Ações da Cidadania/Gerência de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Liga Independente de Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) apóiam o evento.