O Dia Mundial de Diabetes Mellitus foi celebrado no último domingo (14). Em virtude da data, a Secretaria Executiva de Saúde Pública de Corumbá realizou, por meio do Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, atividades de rastreamento da doença ao longo de toda esta terça-feira (16). O trabalho deve-se à ciência da necessidade de conscientização da população sobre a importância de um diagnóstico precoce da doença e o conhecimento dos fatores de risco que podem ocasionar o seu desenvolvimento.
As atividades aconteceram em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Corumbá. Durante todo o dia, foram realizados exames de glicemia capilar, verificações da pressão arterial (considerando a etiopatogenia das duas doenças), além de educação em saúde realizada por meio de orientação coletiva e individual e distribuição de folhetos informativos relacionados às duas doenças.
A ação contou com a participação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com nutricionistas e professores de educação física, que ofereceram orientação nutricional e caminhada. Todas as atividades desenvolvidas foram estabelecidas sob as características e realidades vivenciadas de cada área, considerando o planejamento encaminhado de cada coordenação, juntamente ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde – Atenção Integral a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.