O lançamento de mais um livro marca os festejos dos 91 anos do padre Ernesto Sassida, comemorados nesta sexta-feira (15), bem como dos 50 anos de fundação de sua obra missionária Cidade Dom Bosco. A obra literária é intitulada "Luz na Escuridão", de autoria do professor, escritor e ex-político José Ferreira de Freitas, um dos coadjutores do sacerdote esloveno na construção da obra educacional, social e beneficente, além de seu principal biógrafo. O evento ocorre às 19 horas, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, juntamente com a homenagem ao padre por seu aniversário.
O título do livro relembra não só a vela que padre Ernesto acendia, em 1961, de volta das visitas que fazia aos barracos da periferia, sempre que falhava a iluminação pública da antiga Cemat, ainda movida por termelétrica alimentada por lenha. "Muito mais que isso, Luz na Escuridão significa a orientação e os conselhos dados aos pais de tantas crianças e adolescentes, omissos na tarefa de acompanhar não só o desenvolvimento físico, mas, sobretudo, psíquico de seus filhos", explicar o autor.
Extremamente humilde em seu nascedouro, em 3 de abril de 1961, no então bairro Cidade Jardim (hoje bairro Dom Bosco), a Cidade Dom Bosco é considerada uma obra de características únicas no Brasil e até mesmo no mundo, sendo hoje o cartão de visitas de Corumbá. Com vários pavilhões e quadras de esporte, oferece capacitação integral à alma e ao corpo de mais de 2 mil crianças, inclusive com cursos profissionalizantes, orientando-as para a vida social e profissional.