O relatório da auditoria realizada no Hospital de Caridade de Corumbá está sendo apresentado na tarde desta segunda-feira (4), em ato no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, com a participação de representantes dos mais diferentes segmentos da comunidade. O evento tem participação também do promotor Ricardo de Melo Alves, da Promotoria de Justiça e Cidadania, que, na última sexta-feira (1º) recebeu a primeira parte dos documentos entregue pelo presidente da Junta que administra a instituição, Lamartine de Figueiredo Costa, pelo secretário executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra, e pelo procurador-geral do Município, Marcelo Dantas.
As informações foram levantadas pela empresa BDO do Brasil Auditores Independentes e a explanação desta segunda-feira faz parte do acordo judicial firmado em maio deste ano entre o Ministério Público Estadual (MPE), as prefeituras de Corumbá e Ladário e a Secretaria Estadual de Saúde. A auditoria realizada é referente ao ano de 2008, e a empresa encaminhou dois cadernos contendo todas as informações referentes à gestão do hospital em 2008, apesar da constatação da ausência de documentos e notas fiscais. Outras irregularidades também verificadas durante aquele ano.
Conforme o que foi apurado pela Junta Interventora, a dívida do hospital gira em torno de R$ 12 milhões, sem contar duas transações bancárias (empréstimos) no ano de 2009. A primeira foi em maio, no valor de R$ 2 milhões, e a segunda em dezembro, de R$ 1 milhão. No encontro com o promotor, Lamartine reafirmou que a administração da instituição tem urgência na conclusão de todo o trabalho, visando encaminhar relatórios referentes ao ano de 2009 e parte de 2010 ao Ministério Público Estadual para que sejam tomadas todas as providências necessárias.