Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizam nesta semana um estudo sobre Competividade do Desenvolvimento Turístico Regional de Corumbá. Os trabalhos são coordenados pelo Ministério do Turismo e o Serviço Brasil de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Corumbá foi selecionada por fazer parte dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, através do Relatório Brasil – 2007.
A pesquisa começou na segunda-feira. Os pesquisadores aplicam cerca de 600 perguntas, dividas em 13 dimensões relacionadas com o Turismo. Entre o público entrevistado estará o gestor municipal, responsável pela pasta do turismo e técnicos do órgão municipal de turismo. As perguntas também serão feitas para representantes das entidades de classe e/ou empresários do setor hoteleiro, alimentação, receptivo e Convention & Visitors Bureau, além de representantes de instituições de ensino superior (cursos de turismo e afins).
Os questionamentos também serão feitos para os responsáveis pelas pastas de cultura, meio ambiente, planejamento e/ou fazenda, saúde, infraestrutura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipahan) ou órgão correspondente. Serão 5 dias de estudo, que também incluem perguntas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e representantes do Conselho Tutelar ou da Secretaria de Ação Social.
Os questionários são relacionadas à política e estrutura municipal de turismo, atrativos, marketing, eventos, pesquisas, mercado e estrutura hoteleira, capacitação dos profissionais entre outros aspectos. Segundo o secretário executivo de Relações Institucionais do Município e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto, a pesquisa é um bom termômetro para sentir se as políticas voltadas ao turismo em Corumbá estão surtindo resultados.
“A pesquisa é de fundamental importância para checar o que evoluiu, se estamos indo bem e se fizemos o deve de casa”, frisou. Esta é a terceira vez que o estudo será realizado
Subsecretaria de Comunicação Institucional