O senador Delcídio do Amaral e o deputado estadual Paulo Duarte (ambos do PT) defenderam, nesta quarta-feira (23), o registro do Banho de São João de Corumbá como patrimônio imaterial da União. Na tribuna do Senado Federal, Delcídio destacou que o processo de registro em âmbito nacional foi iniciado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que incluiu a proposta entre os 27 projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.
“É uma festa popular, religiosa, que todos os anos reúne milhares de pessoas
Apresentar a festa no Senado Federal, disse o senador à Subsecretaria de Comunicação Institucional da Prefeitura, demonstra a importância do simbolismo do Banho do Santo para a região. Delcídio garantiu total apoio ao Executivo Municipal para o reconhecimento nacional da festa, pois considera a iniciativa extremamente positiva. “Foi mais uma bola dentro do prefeito Ruiter”, definiu o congressista pantaneiro.
Na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Duarte apresentou moção de apoio ao pedido de tombamento. Ele ressaltou a importância do festejo como tradição do povo pantaneiro. “É uma festa religiosa e que ressalta a cultura do corumbaense, e que não existe mais em nenhum lugar do país. Corumbá é a única que mantém esta simbologia de banhar o Santo, com apoio da Prefeitura, mas uma comemoração toda realizada pelo povo”, destacou o parlamentar.
Como faz todos os anos, o deputado estadual participa, nesta quarta-feira das festividades de São João. Já o senador lamentou não participar da tradicional descida dos andores na Ladeira Cunha e Cruz, em função da votação, no Congresso, do projeto que cria a Petrosal (empresa estatal proposta pelo governo para cuidar da exploração do petróleo da camada Pré-Sal), marcada para esta quarta-feira.
“Infelizmente eu não poderei estar presente ao Banho de São João deste ano, como faço todos os anos em que a celebração acontece próximo a um final de semana. Mas eu não posso deixar de destacar aqui a importância da festa para Corumbá, que recebe milhares de pessoas de vários municípios de Mato Grosso do Sul e até de outros estados, movimentando o turismo, gerando empregos e renda para os moradores”, destacou o parlamentar.
Subsecretaria de Comunicação Institucional (com informações das assessorias de imprensa dos parlamentares)