Assessoria de Imprensa |
O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, e conta com 20 profissionais de diversas áreas |
Os servidores da Prefeitura de Corumbá que integram o Programa Social Povo das Águas 2010 levam, a partir da próxima sexta-feira (21), serviços médicos, odontológicos e sociais às comunidades do Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho e Porto da Manga, ao longo do Rio Paraguai ao sul da cidade. Esta será segunda etapa da ação, que começa às 18 horas da quinta-feira, quando a equipe multidisciplinar embarca no Porto Geral para 17 horas de viagem até o Forte Coimbra, onde o trabalho começa às 10 horas da sexta-feira, na Escola Municipal Ludovina Portocarrero, e se estende até o fim do dia.
No sábado (22), a ação ocorre em duas etapas, sendo a primeira das 8h às 12 horas no Porto Esperança, na Escola Municipal Polo Porto Esperança. Em seguida, das 14h às 17 horas, o trabalho segue no Porto Tarumã, na comunidade do Porto Morrinho. Já no domingo (23), das 8h às 12 horas, a equipe chega ao Porto da Manga, onde presta os serviços no galpão da comunidade. O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, em parceria com outras secretarias da Administração Municipal, e conta com 20 profissionais de diversas áreas, como saúde, educação e assistência social.
A secretária especial Beatriz Cavassa de Oliveira lembra que o programa é resultado da ação Prefeito Presente, por meio da qual o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) visitou as comunidades ribeirinhas do município para ouvir as reivindicações dos moradores. “Estaremos presentes de três em três meses em cada região pantaneira, atendendo da forma mais frequente possível os moradores”, disse, acrescentando: “Estamos levando o básico, mas que supre uma carência histórica daquelas pessoas, que afirmam nunca terem recebido em suas próprias casas, antes desta gestão, qualquer tipo de serviço ou benefício como os que estamos levando”.
A primeira etapa do programa ocorreu entre os dias 26 e 28 de março, quando 20 servidores de diversas áreas viajaram cerca de 15 horas de barco para levar assistência às comunidades do Paiaguás, ao longo do Rio Taquari. O balanço final da ação, concluído no dia 6 de abril, mostrou que 236 famílias foram atendidas, ou seja, mais de 800 pessoas. Entre os números mais expressivos, estão os 744 atendimentos médicos, odontológicos e de vacinação. Na ocasião, a Secretaria de Integração das Políticas Sociais também realizou a distribuição de cestas básicas, cobertores, lonas, agasalhos, roupas e brinquedos a todas as famílias atendidas pelos serviços.
Os servidores da Secretaria Executiva de Assistência Social realizaram o cadastramento das mesmas famílias para inclusão no Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF). Esse trabalho teve a contribuição estratégica da Gerência de Ações da Defesa Civil, responsável pelo cadastramento preliminar das famílias. Profissionais da Secretaria Executiva de Educação ofereceram orientação pedagógica aos professores das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) naquela região, além de distribuir materiais da Escola Ativa. Por fim, a Subsecretaria de Comunicação Institucional realizou a cobertura jornalística da ação e a distribuição de materiais informativos aos moradores.
Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional