Marcos Boaventura |
“Acredito que as 1 mil unidades que lançamos representam um número bastante modesto”, avaliou o prefeito |
Reduzir o déficit habitacional na cidade em pelo menos 50% é o principal objetivo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) que, hoje, já está disponibilizando 2.385 novas moradias, com grande possibilidade de esse número aumentar e chegar perto de 3 mil unidades. Conforme o chefe do Executivo, o otimismo deve-se principalmente às vantajosas condições para aquisição da casa própria, viabilizadas por meio da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Corumbá e o Governo Federal.
“Estamos com 1.250 casas em construção e, agora, com o Programa Minha Casa, Minha Vida, lançamos mais 1 mil unidades, mas com a expectativa de construir um número bem maior”, explicou. Ruiter acredita que, com o início do cadastramento, no próximo dia
O cadastramento começa no dia 13 deste mês em 10 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Até o dia 4 de fevereiro, as unidades de ensino estarão à disposição da comunidade corumbaense. A partir de então, o cadastramento será feito em uma unidade da Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária, localizada na esquina das ruas Cuiabá e Sete de Setembro.
Preocupação
A estimativa é que o déficit habitacional hoje em Corumbá esteja em torno de 4,5 mil moradias. Antes do lançamento do Minha Casa, Minha Vida, a prefeitura já estava construindo 1.250 novas unidades para a população de baixa renda: 800 por meio do PAC-Casa Nova (Programa de Aceleração do Crescimento), 112 pelo PAC-FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), e outras 338 casas do Programa Pró-Moradia.
Às vésperas do fim de 2009, Ruiter lançou mais 1 mil unidades e viabilizou 135 lotes para o Movimento Nacional de Luta Pela Moradia, em atendimento às famílias que residem em condições precárias na localidade do Loteamento Pantanal, totalizando 2.385, o que representa 53% do déficit habitacional estimado.
Colaborar para a redução do déficit habitacional é o que busca o prefeito Ruiter. “Esta tem sido uma de nossas metas, de nossas preocupações desde o início do primeiro ano de nosso governo, quando identificamos a necessidade de fazermos este esforço e, graças a Deus, mais uma vez em parceria com o Governo Federal, estamos atingindo nosso objetivo”, comemorou Ruiter.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional