Em audiência, Prefeitura presta conta de investimentos em Saúde

  Marcos Boaventura
  

Números mostrados se referem ao período de janeiro a junho de 2009

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, realizou na manhã de hoje (13) audiência pública para apresentar as ações e os investimentos realizados pelo Município na área. Além de cumprir o que determina a legislação brasileira, o ato, realizado na Câmara Municipal, foi uma forma de informar a população sobre os serviços realizados de janeiro a junho de 2009.

“Estamos cumprindo nossa obrigação com a responsabilidade que merece a questão da Saúde Pública”, afirmou o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na audiência. “É evidente que muita coisa ainda precisa ser feita, mas também muitas ações estão sendo realizadas em benefício direto de toda a população, principalmente a mais carente”, acrescentou.

O secretário executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra, explicou que os números apresentados se referem ao período de janeiro a junho de 2009. “Nestes meses, trabalhamos para permitir o acesso de todos os munícipes a um serviço público com a qualidade que a população merece”, afirmou.

Os vereadores João Bosco da Silva e Souza e Carlos Alberto Machado (ambos do PT) também participaram da apresentação. “Reconhecemos a importância desta audiência, pois entendemos que a Saúde é algo sério”, disse Bosco. Parabenizando todos os funcionários da pasta, Machado destacou que eles “têm uma missão importantíssima, que é ajudar o cidadão na hora que ele mais necessita”.

Números

De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 18.370 consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (Atenção Básica e Unidades de Saúde e Saúde da Família). A secretaria também revelou que foram 27.794 procedimentos de enfermagem; 25.252 procedimentos odontológicos; e 32.774 visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde.

Foram apresentados ainda os números das áreas e ações estratégicas em Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Saúde Mental, e Saúde Alimentar e Nutricional. Dados relativos à Saúde do Trabalhador e a Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, Urgência e Emergência, Hepatites, Controle de Perfil Epidemiológico, Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária completaram a apresentação.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content