Construção de novo presídio em Corumbá já foi solicitada

Durante a reunião “Segurança, Justiça e Cidadania – compromisso de todos”, o secretário estadual Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, explicou que o Estado desenvolve um planejamento estratégico de ações para os 78 municípios sul-mato-grossenses e Corumbá está contemplada com o pacote. “Foi uma reunião muito proveitosa”, disse o secretário ao final do encontro.

Jacini informou que foi solicitado ao Ministério da Justiça, que seja construído um presídio masculino em Corumbá com capacidade para abrigar 421 detentos. Além disso, está prevista a construção de uma unidade do regime semi-aberto na cidade.

Também estão programadas reformas da Unei e das celas do 1º Distrito de Polícia Civil e aumento de efetivo e aparelhagem das Polícias Militar e Civil, bem como do Corpo de Bombeiros e a ampliação da atuação do Departamento de Operação de Fronteiras (DOF). No prédio do antigo Fórum, na rua Major Gama, serão instaladas duas delegacias com plantão e serviço de perícia.

Por sua vez, o juiz da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Anderson Royer, que comandou o encontro com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, disse que a reunião trouxe recursos para a adoção de medidas conjuntas em benefício do sistema prisional. “São várias ações que devem ser realizadas. É um conjunto de iniciativas”, afirmou.

Skip to content