Divulgação |
|
Fundador e diretor executivo da ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes), o frei David, fará uma palestra em Corumbá durante a abertura da Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial nesta quinta-feira, 02 de abril. A Conferência foi convocada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Frei Davi falará sobre o tema “O avanço das lutas por ações afirmativas no Brasil”, a partir das 19 horas no anfiteatro Salomão Baruki.
Nascido em 1952 na cidade mineira de Nanuque, o frei franciscano David Raimundo dos Santos, formou-se em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, com Especialização
Há mais de 20 anos, Frei David dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para carentes e afrodescendentes, com participação em Congressos, Seminários e Encontros
Atuou efetivamente na implantação e solidificação do sistema de Cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ), o mesmo trabalho que trouxe para São Paulo e agora implanta nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No início dos anos 90 foi um dos fundadores do Educafro, cursinho pré-vestibular para negros e carentes.
Educafro
A Educafro – Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes, rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários, é um trabalho social do Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade, departamento da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos. A Educafro tem a missão de promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários e voluntárias nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, em forma de mutirão.
No conjunto de suas atividades, a ONG luta para que o Estado cumpra suas obrigações, através de políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação. Mais informações no portal www.educafro.org.br .