Prefeitura de Corumbá |
A Escola Manoel Florêncio foi fundada em 10 de janeiro de 1963. A exemplo da Banda Manoel Florêncio, ganhou grande incentivo nos últimos quatro anos. “Tivemos um impulso grande com o prefeito Ruiter Cunha. Ele está dando total apoio, contribuindo para a formação de novos músicos”, disse o maestro da Banda e um dos professores da Escola, José Carlos Marques Pereira.
Ele ressalta a valorização propiciada por Ruiter, mas deixa bem claro que não é apenas o Poder Público que “tem obrigação de apoiar, ajudar”. No seu entender, a Banda Manoel Florêncio “é um patrimônio do município” é que toda “comunidade tem que ajudar”, completou.
Segundo José Carlos, as aulas começam em 2 de março com mais de 300 alunos. Além dos 280 novatos, existem os antigos, remanescentes dos anos anteriores, que continuarão frequentando as aulas. “São crianças, estudantes, que aqui, contam com aulas de teoria musical, mais na área instrumental, sobretudo, de sopro”, destacou, lembrando que os instrumentos mais procurados pelos novos aprendizes são o clarinete, trompete, saxofone e trombone, além de instrumentos de percussão.
A Escola de Música tem na sua coordenação o maestro e professor José Carlos Marques Pereira, além dos instrutores Kléber, Roberto, Edmilson, Diogo, Everton, Duarte e Estevão, e do professor Luciano Gibaile, maestro e coordenador do Coral Cidade Branca.
Os instrutores são todos formados dentro da própria Escola de Música. Eles, ao lado dos músicos que integram a Banda Manoel Florêncio, que conta com 45 pessoas, são exemplos que os pequenos alunos querem seguir.
A Banda completa 50 anos em 10 de janeiro de 2010 (foi criada em 1960). A expectativa de José Carlos é comemorar o cinquentenário com uma grande programação. Quem sabe, já com as presenças destes novos alunos que iniciam as aulas em 2 de março.