Corumbá e Ladário atuarão em conjunto no combate a dengue

 Prefeitura de Corumbá
  

 Troque Com a Gente já distribuiu mais de 10 mil kits escolares

A campanha “Troque Com a Gente” começa no dia 19 de janeiro e será realizada paralelamente nos dois municípios. A ação estimula a troca de produtos que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti por kits escolares. A estratégia de combate a dengue começou a ser definida hoje, durante encontro do Comitê de Mobilização de Combate a Dengue.

A campanha vai atender todas as 40 micro-áreas de Corumbá, onde existem cerca de 36.101 imóveis, e as 7 micro-áreas do município vizinho, onde estima-se a existência de pelo menos 2.500 imóveis. “O cronograma será divulgado um ou dois dias antes de cada ação, para evitar que os moradores, principalmente as crianças, acumulem esse material em casa já pensando na troca”, explicou Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá.

“Trabalhando de forma articulada com a prefeitura ladarense, vamos realizar a coleta de materiais recicláveis e recipientes que podem acumular água, sendo assim possíveis criadouros do mosquito”, continuou Viviane.

Está será a terceira edição do “Troque Com a Gente”. Implantada em 2007, a atividade já distribuiu cerca de 10 mil kits escolares, que neste ano também vão contar com escovas dentais. Todo o material recolhido é encaminhado para Associação de Reciclagem do município.

Numa segunda etapa, a ação será realizada também nas cidades bolivianas da fronteira. A atividade faz parte do plano integrado de operações bilaterais apresentado às cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, que formam a província de German Bush.

Parte do país vizinho já sofre com um início de epidemia de dengue. “O governo boliviano informou que em Santa Cruz foram confirmados cem casos de dengue nos últimos dez dias”, disse a gerente de Vigilância em Saúde corumbaense. “Por isso uma campanha firme na fronteira é fundamental”, reforçou.

Em Corumbá, até as primeiras semanas de dezembro de 2008, haviam sido notificados 444 casos de suspeita da doença, mas apenas 51 foram confirmados.

Skip to content