A Prefeitura Municipal de Corumbá apresenta hoje, em Ponta Porã, as ações de vigilância e combate à raiva canina desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Saúde na fronteira com a Bolívia. Será durante o encontro sobre ‘Zoonoses em áreas de fronteira: atualização na vigilância e controle’, que acontece na cidade fronteiriça com o Paraguai desde a última terça-feira.
A palestra será proferida pela gerente de Vigilância em Saúde da secretaria, Viviane Ametlla. O encontro conta com participação de técnicos da Organização Panamericana de Saúde (OPAS); do Ministério da Saúde; da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul; dos Núcleos Técnicos de Vetores; dos Serviços Municipais de Vigilância e Controle das Zoonoses (Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Paraguai e Bolívia), além de profissionais das universidades.
O encontro vai permitir a atualização e fortalecimento dos serviços municipais e estaduais de vigilância e controle das zoonoses em sua capacidade de resposta.
A palestra de Viviane antecede a uma explanação de representantes do Ministério da Saúde do Paraguai e da Bolívia, que irão expor a situação epidemiológica da raiva nos dois países, bem como à explanação de Mauro Rosa Elkhoury, da OPAS-Brasil, focando a ‘Raiva na América Latina: Fragilidades da vigilância da raiva na fronteira Brasil/Bolívia e Brasil/Paraguai e ações em conjunto entre Brasil e Bolívia/Paraguai’.
“O encontro está sendo importante para que possamos atualizar a questão da raiva nas regiões de fronteira, além de ser uma oportunidade para repassarmos todo o trabalho de vigilância da profilaxia da raiva que Corumbá realiza nas cidades vizinhas da Bolívia”, explicou.
As ações da Prefeitura Municipal, através da Saúde Pública, estão concentradas nas cidades bolivianas de Quijarro e Puerto Suarez, que pertencem à Província de German Busch. A palestra acontece agora, na parte da manhã e o encontro será encerrado à tarde.