O prefeito reeleito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), entrega nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a nova sede da Guarda Municipal de Corumbá, localizada no Parque Marina Gattass, na saída para a Bolívia. O ato está programado para às 16h30 e marca também as comemorações do Dia da Guarda Municipal, instituído lei 1.952/2007.
A nova sede contará com salas para o comando, administração, recepção, cozinha, almoxarifado e dois banheiros (masculino e feminino). Com o local completamente reformado, a guarnição está totalmente estruturada, desenvolvendo inclusive serviços operacionais de apoio à Policia Militar de Mato Grosso do Sul.
A Guarda conta com um efetivo de 228 pessoas, das quais 37 mulheres. A segurança municipal é equipada com cinco carros, quatro motos, além de equipamentos de apoio, como sistema de rádio, detectores de metais, decibelímetros, coletes a prova de bala, e está totalmente informatiza.
Criada em 18 de dezembro de 1989, a Guarda Municipal de Corumbá é uma organização civil que tem como missão legal a proteção dos bens, serviços e instalações municipais. É uma das mais antigas do Brasil e desenvolve regularmente no município serviços de segurança do patrimônio público, como centros de saúde, escolas, praças, feiras livres, além do apoio aos diversos serviços, incluindo as fiscalizações e rondas motorizadas.
Atualmente é parceira da Polícia Militar, atuando também nas rondas escolares. A Guarda ainda garante apoio às ações da Defesa Civil, do Conselho Tutelar, de trânsito, bem como nos grandes eventos, contando inclusive com câmeras de monitoramento e detectores de metais. A lei criando o Dia da Guarda Municipal foi sancionada em junho de 2007 pelo prefeito Ruiter Cunha, após aprovação na Câmara de Vereadores, através de indicação do vereador Alberto Guimarães.