Em Corumbá 18 postos vacinam contra rubéola neste sábado

 Prefeitura de Corumbá

  
No Dia D, vacinação contra rubéola movimenta Corumbá

“É vir e tomar a vacina para prevenir doenças. Não precisa ter medo”. O recado é de Neilson Diniz, 23, um dos primeiros a se vacinar contra a rubéola no Centro Integrado de Saúde (CIS), na manhã deste sábado, 30 de agosto, onde aconteceu a abertura oficial do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, em Corumbá. Além das 14 unidades básicas de saúde, a Secretaria de Saúde mantém equipes com vacinadores em três supermercados (Frutal; Panoff Center e Panoff Matriz) e na Casa Rio Tinto durante a manhã e tarde de hoje.

Para atingir a meta de imunização de 32.461 pessoas, com idades entre 20 e 39 anos, a Secretaria Executiva de Saúde Pública montou 18 postos de vacinação na cidade, que funcionarão até às 17 horas de hoje. Até o último dia 28, Corumbá registrava cobertura vacinal de 38,05% do total estipulado, com total de 12.351 pessoas imunizadas. O maior índice de vacinação estava no público feminino com 7.113 mulheres vacinadas, o que correspondia a 43,91% do total previsto. No universo masculino o índice era de 32,21% com 5.238 homens vacinados até aquela data.

Acompanhando a abertura da vacinação, o secretário Executivo de Saúde Pública, Cleber Colleone, reforçou a necessidade da imunização do público adulto. “Venham tranquilamente aos postos, a vacina faz bem. Além de proteger a si próprio, contra a rubéola e o sarampo, protege também as crianças que vão nascer”, disse ao se referir à Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que é a infecção do feto pelo vírus da rubéola, causando um conjunto de má-formação, em especial quando ocorre no primeiro trimestre da gravidez.

Na avaliação do secretário a conscientização da população e a estratégia de trabalho desencadeada pelos profissionais de saúde pública permitirão o alcance da cobertura vacinal desejada. “Todos os esforços estão sendo feitos para vacinarmos 100% da nossa meta estabelecida. Não será por falta de oferecer a vacina que a meta não será coberta”, afirmou. Gestantes; pessoas que foram vacinadas há menos de trinta dias e as que apresentam debilitações imunológicas estão isentas da imunização.

Colleone informou que os postos montados nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil vacinaram mais de 200 pessoas na sexta-feira, dia 29. Um cronograma de vacinação em universidades; escolas; igrejas e empresas vem sendo cumprido pela Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola vai até o dia 12 de setembro. E para o dia 07 de setembro – feriado de Independência do Brasil – um trailer da Secretaria Executiva de Saúde Pública oferecerá a vacina contra a rubéola durante o desfile cívico-militar no Centro da cidade.

Após o encerramento da campanha nacional, se houver necessidade, a Secretaria dará início a uma terceira etapa da imunização buscando em casa a parcela da população que não foi vacinada. Neste sábado os postos também oferecem doses da vacina Sabin, contra a paralisia infantil. O Ministério da Saúde tem como meta a eliminação da rubéola até 2010.

Skip to content