Em Corumbá, a Prefeitura continua com ações de incentivo ao aleitamento materno. A partir de sábado, 9 de agosto, a Secretaria Executiva de Saúde inicia uma pesquisa para detectar se as mães estão realmente amamentando seus filhos e por qual período. O trabalho será realizado paralelo à campanha de vacinação contra paralisia infantil.
O levantamento terá seqüência durante todo o mês de agosto, nas unidades de saúde existentes na cidade. A pesquisa será importante para desenvolvimento de um programa voltado exclusivamente para saúde das crianças.
“A amamentação é fundamental nos seis primeiros meses de vida. Influencia diretamente na saúde da criança. Por isso mesmo vamos aproveitar a vacinação contra a paralisia, para realizar o levantamento e retirar subsídios para desenvolvimento de um programa importante para redução da mortalidade infantil”, explicou o secretário de saúde, Cléber Colleone.
Através da amamentação, as mães estarão contribuindo de forma decisiva para a saúde das crianças, por ser um alimento completo, fornecendo componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.
O leite humano, em virtude das suas propriedades antiinfecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarréia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.
Vários são os fatores que podem determinar variações na composição do leite materno, como: estágio de lactação, parto prematuro, tempo de gestação, esvaziamento da mama, hora e intervalo entre as mamadas, grau de pressão utilizado para extrair o leite, método e horário de coleta das amostras, técnicas de análise laboratorial, intervalo entre as gestações e a ingestão de álcool ou drogas.