A Secretaria Executiva de Educação da Prefeitura de Corumbá confirmou a participação da Rede Municipal de Ensino (REME) na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma realização do Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social (FIS), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A informação foi prestada pela secretária Lígia Maria Baruki e Melo, que destacou a realização de uma Oficina de Gêneros Textuais para professores, dentro da Formação Continuada de Língua Portuguesa.
Nas Oficinas com os alunos do turno matutino, a Escola Municipal Clio Proença e a Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira realizaram o Sarau de Poesia, homenageando os poetas Benedito C.G. Lima e Balbino Gonçalves de Oliveira. Alunos, diretor, professores e pais da comunidade escolar declamaram poemas produzidos por eles e os de grandes poetas da literatura brasileira. Além disso, expuseram suas pesquisas, produções e objetos coletados no desenvolvimento das atividades.
Lígia informou que a “realização da seqüência didática das Oficinas de produção de textos para a Olimpíada de Língua Portuguesa, tem despertado o interesse dos alunos e melhorado os textos que eles escrevem, tornando evidentes sua evolução e conquistas”.
A secretária destaca que a Olimpíada é uma oportunidade para os alunos de todo o país “resgatarem o prazer do texto com sentido, com alma e emoção”. Além disso, vai valorizar a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem, levando-se em conta que o tema é “O lugar onde vivo”.
De acordo com a professora Heloísa Amaral, da Equipe Escrevendo o Futuro/MEC/Cenpec/FIS, as escolas que decidiram participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro “deram um passo não só em direção à melhoria técnica da escrita de seus alunos. Ao abraçar um projeto de escrita sobre o lugar onde vivem, caminharam também no sentido de consolidar a ligação escola e comunidade”, argumentou.
Continua afirmando que “essa ligação é, de fato, muito enriquecedora, tanto para os alunos quanto para a comunidade onde a escola está inserida. Para os alunos, contribui para dar significado ao que escrevem, ultrapassando, com sua escrita, as características restritas das tarefas escolares. Para a comunidade, contribui para envolver a todos no esforço de melhorar a escrita dos alunos, hoje um dever cidadão”.
O concurso premiará alunos do ensino fundamental nos gêneros textuais poesia, para os da 5ª e 6ª séries, e memórias, para os da 8ª e 9ª séries. Os participantes devem encaminhar textos para a Secretaria Executiva de Educação até o dia 18 de agosto. A premiação nacional está marcada para o dia primeiro de dezembro.