Prefeitura de Corumbá |
Corumbá ganha seu Museu da História do Pantanal (Muhpan) em 12 de agosto. A inauguração está confirmada para esta data, mas antes, estará com suas portas abertas para a comunidade corumbaense, através de Visitações Experimentais de instituições públicas e sem fins lucrativos.
A montagem do museu, localizado no Casario do Porto Geral, foi viabilizada por meio da lei Rounet, que concede benefícios fiscais a empresas que financiam atividades culturais. O trabalho, que tem apoio da Prefeitura de Corumbá, é uma realização da Fundação Barbosa Rodrigues, com supervisão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), e patrocínio da Petrobras e Grupo Votorantim.
Nas três semanas que antecedem a inauguração, a equipe do museu vai receber educadores e professores do Moinho Cultural, comerciantes e trabalhadores do Porto Geral, o Asilo São José, coletores e varredores da UNIPAV, jovens e adultos atendidos pelo CAPS (Centro de Acompanhamento Psico-Social), entre outras instituições.
“A idéia é suprir duas demandas. A primeira, atender a comunidade corumbaense, abrindo as portas do museu para uma experimentação dos núcleos e roteiros expositivos já montados, e a segunda é capacitar e treinar a equipe de educadores do Programa de Ação Educativa do Muhpan, para o atendimento aos usuários e monitoria de grupos pré-agendados”, afirmou Juliano Borges, coordenador das Ações Educativas do museu.
O Muhpan conta com o apoio de estagiários dos cursos de Geografia, Turismo e História, cedidos pela Prefeitura de Corumbá. (Com informações da Fundação Barbosa Rodrigues)