Foto: Marcos Boaventura |
|
Durante visita técnica ao Centro de Convenções, que ocupa uma área de
O novo espaço, além de valorizar a orla portuária e integrar-se a um circuito de contemplação, entretenimento e conhecimento, é um equipamento fundamental para potencializar a vocação de Corumbá para o turismo de negócios, afirmou o prefeito. Ele anunciou para outubro a inauguração da primeira etapa.
“Esse projeto é uma aposta do nosso governo ao turismo, que tem a pesca consolidada e começa a diversificar-se, incrementando à nossa economia”, disse Ruiter, que visitou as obras já concluídas do centro ao lado da primeira-dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração de Políticas Sociais; secretários e convidados.
Ruiter enfatizou que o Centro de Convenções vai aumentar o fluxo turístico para a região, especialmente de negócios e culturais, inserindo Corumbá no circuito das cidades que sediam seminários, congressos e outros eventos nacionais e regionais. Com isso, agrega valor ao segmento, aquece o comércio e gera emprego e renda.
Para que esses objetivos sejam alcançados, segundo o prefeito, é preciso também que o empresariado do setor desperte para esse novo momento do turismo e invista no seu empreendimento. “Quem não tiver a percepção do que esse espaço representa para a cidade terá a concorrência de empresários de fora”, observou.
Valor histórico
Para o Chefe do Executivo, a obra dá sustentabilidade a atividade turística e revitaliza a orla da cidade, que volta a ter importância no seu contexto econômico, histórico e cultural. “Aqui, onde a cidade nasceu, já funcionou um dos maiores portos da América do Sul. Esse valor histórico está sendo resgatado”, acrescentou.
Ruiter assinou a ordem de serviço do anexo na porta central do Centro de Convenções e adiantou que já estão previamente agendados três grandes congressos no local, a partir de novembro deste ano. A arrojada estrutura arquitetônica que compõe o antigo armazém depende apenas do mobiliário para ser inaugurado.
O caís construído na década de 60 foi remodelado para abrigar dois auditórios (com 75 lugares cada), cinco salas de reuniões, cafeteria, choperia e restaurante, além de um amplo saguão com janelas de vidro, de onde se contempla o Rio Paraguai. A parte externa foi urbanizada e conta com um estacionamento para 240 veículos.
Apoio da bancada
O investimento da obra será de R$ 8 milhões – desse total, 50% são recursos do município e 50% captados junto ao Ministério do Turismo pela bancada federal de Mato Grosso do Sul, através de articulação do senador corumbaense Delcídio do Amaral (PT). Somente o anexo, com
Na primeira fase da obra vão trabalhar 30 operários. O número de empregos chegará a 100. Além do auditório central, o anexo terá um palco de
Acompanharam o prefeito na visita ao novo equipamento os vereadores Dirceu Miguéis, Antônio Galã, Cristina Lanza, Maria Maria de Alencar Miranda, Marcos de Souza Martins e Evander Vendramini. Também presente o assessor parlamentar Pérsio Andrade Filho, representando o senador Delcídio do Amaral.
|