Prefeitura de Corumbá |
Prefeito Ruiter Cunha conheceu detalhes do show aéreo |
As acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), terão o Pantanal corumbaense como cenário. A apresentação será no sábado, 16 de agosto, e integrará as comemorações dos 230 anos de fundação de Corumbá. O anúncio foi feito pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, nesta sexta-feira, 20 de junho.
Ruiter esteve no Aeroporto Internacional de Corumbá, na manhã de hoje e discutiu a apresentação com militares do Esquadrão e com o superintendente local da Infraero, Autemar Lopes de Souza. O prefeito também conheceu detalhes técnicos da demonstração aérea que será realizada na cidade, com a Infraero abrindo o pátio de manobras para o público acompanhar de perto a apresentação.
“A Infraero vai abrir os portões para que o povo possa acompanhar esse espetáculo no nosso pátio de manobras”, destacou o superintendente, ao afirmar que buscará as Forças Armadas para apoiar o esquema de segurança no dia do show aéreo.
A equipe que veio a Corumbá fez uma breve demonstração das manobras aéreas ao levantar vôo e seguir para a base do grupamento na cidade paulista de Pirassununga. “Só pela demonstração é emocionante e acreditamos que a população vá ficar bastante satisfeita. Os 230 anos de Corumbá merecem ser comemorados e nada melhor que uma grande atração, que é a Esquadrilha da Fumaça. Corumbá está sendo presenteada pela Aeronáutica”, declarou o prefeito Ruiter Cunha.
“A população não deve perder essa oportunidade, eles (os pilotos da Esquadrilha) já se apresentaram aqui uma vez, há cerca de 15 anos. É uma grande atração, que todos venham, pois terão toda segurança para assistir. É uma oportunidade única”, disse o chefe do Executivo corumbaense.
Vôo de dorso
Para a demonstração na cidade, totalmente gratuita à população, a Prefeitura de Corumbá fez a solicitação ao Comando da Aeronáutica. As apresentações da Esquadrilha da Fumaça, que completou 56 anos em 2008, acontecem de 1º de março a 16 de dezembro. Este ano, 26 municípios brasileiros e a cidade chilena de Santiago, receberam as acrobacias aéreas.
De acordo com o tenente aviador Anderson Amaro Fernandes, piloto de ataque, e o segundo sargento Célio Luiz Cabral da Costa Filho, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça terá entre 30 e 40 minutos. Serão realizadas acrobacias a 70 metros do chão com os aviões Tucano T-27 em formações de grupo e individual.
Entre as manobras programadas estão: o vôo de dorso – conhecido como o vôo de cabeça para baixo – além de acrobacias aéreas verticais e loopings. O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB trará oito aeronaves para Corumbá, sendo que uma fica na reserva e as outras sete realizam as manobras.