Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Corumbá em agosto

 Prefeitura de Corumbá

  

 Prefeito Ruiter Cunha conheceu detalhes do show aéreo

As acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), terão o Pantanal corumbaense como cenário. A apresentação será no sábado, 16 de agosto, e integrará as comemorações dos 230 anos de fundação de Corumbá. O anúncio foi feito pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, nesta sexta-feira, 20 de junho.

Ruiter esteve no Aeroporto Internacional de Corumbá, na manhã de hoje e discutiu a apresentação com militares do Esquadrão e com o superintendente local da Infraero, Autemar Lopes de Souza. O prefeito também conheceu detalhes técnicos da demonstração aérea que será realizada na cidade, com a Infraero abrindo o pátio de manobras para o público acompanhar de perto a apresentação.

“A Infraero vai abrir os portões para que o povo possa  acompanhar esse espetáculo no nosso pátio de manobras”, destacou o superintendente, ao afirmar que buscará as Forças Armadas para apoiar o esquema de segurança no dia do show aéreo.

A equipe que veio a Corumbá fez uma breve demonstração das manobras aéreas ao levantar vôo e seguir para a base do grupamento na cidade paulista de Pirassununga. “Só pela demonstração é emocionante e acreditamos que a população vá ficar bastante satisfeita. Os 230 anos de Corumbá merecem ser comemorados e nada melhor que uma grande atração, que é a Esquadrilha da Fumaça. Corumbá está sendo presenteada pela Aeronáutica”, declarou o prefeito Ruiter Cunha.

“A população não deve perder essa oportunidade, eles (os pilotos da Esquadrilha) já se apresentaram aqui uma vez, há cerca de 15 anos. É uma grande atração, que todos venham, pois terão toda segurança para assistir. É uma oportunidade única”, disse o chefe do Executivo corumbaense.

Vôo de dorso

Para a demonstração na cidade, totalmente gratuita à população, a Prefeitura de Corumbá fez a solicitação ao Comando da Aeronáutica. As apresentações da Esquadrilha da Fumaça, que completou 56 anos em 2008, acontecem de 1º de março a 16 de dezembro. Este ano, 26 municípios brasileiros e a cidade chilena de Santiago, receberam as acrobacias aéreas.

De acordo com o tenente aviador Anderson Amaro Fernandes, piloto de ataque, e o segundo sargento Célio Luiz Cabral da Costa Filho, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça terá entre 30 e 40 minutos. Serão realizadas acrobacias a 70 metros do chão com os aviões Tucano T-27 em formações de grupo e individual.

Entre as manobras programadas estão: o vôo de dorso – conhecido como o vôo de cabeça para baixo – além de acrobacias aéreas verticais e loopings. O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB trará oito aeronaves para Corumbá, sendo que uma fica na reserva e as outras sete realizam as manobras.

Skip to content