Noite será marcada pelo banho de São João no Paraguai

 Prefeitura de Corumbá

  
Ponto alto da festa é o banho do Santo no rio Paraguai

A noite desta segunda-feira e madrugada de terça deve arrastar uma multidão ao Porto Geral para o Arraial do Banho de São João, superando a média de público dos três dias anteriores, cuja média estimada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi de 10 mil pessoas por noite. O grande destaque é a descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz para o banho do Santo no rio Paraguai. A previsão é que cerca de 100 andores façam o percurso. Somente os cadastrados chegam a 87.

Hoje, desde cedo, os fiéis iniciaram as comemorações. Primeiro, foi com a bênção dos andores em diversas igrejas da cidade. Agora à tarde, as famílias de festeiros iniciam intensa movimentação transformando suas residências em “casas de rezas”, aguardando apenas o momento de descer a ladeira, em direção ao Paraguai, numa verdadeira mistura de crendice e religiosidade, passando pelo profano, que faz da festa única no Brasil.

O ato de banhar o Santo é o ponto alto da cerimônia. O batuque lembra carnaval, com pessoas pulando, segurando a vela acesa, num ritual com influências portuguesas, mas trazidos pelos árabes nos anos 80 do século 19. Incorporou o cururu e siriri, ritmo e dança presentes às festas indígenas e africanas. A Prefeitura de Corumbá define agora, com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul o seu tombamento como Patrimônio Imaterial.

Além dos andores oficiais que descem a ladeira à noite, o dia hoje foi marcado também pelos andores das escolas corumbaenses. Alunos, de forma organizada, também preparam suas festas e passaram pelo Porto Geral para banhar o Santo no rio Paraguai.

Para o período da noite, a programação prevê ainda para às 19h, a abertura do quarto dia da festa, no Porto Geral, totalmente decorado e com barracas com comidas e bebidas típicas e pau-de-sebo. Também às 19h, acontece a missa em homenagem a São João na Igreja Nossa Senhora da Candelária. Às 20h, quadrilhas com a Escola Municipal Clio Proença, Anjos Dourados Adulto e Quadrilha Brasileira do Grupo “No Embalo, sem Tricô e nem Crochê”.

Às 22h30, descida do Andor Oficial da Prefeitura Municipal de Corumbá, com as presenças das autoridades locais e convidadas, para o banho do Santo no rio Paraguai. A concentração será no Instituto Luis de Albuquerque (ILA), sede da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá.

No Porto Geral, acontece a instalação do Mastro com Cururueiros e Siririzeiros, e apresentação da Quadrilha Oficial da Prefeitura Municipal de Corumbá. Exatamente à meia noite, haverá queima de fogos. No palco central, shows com Lenilde Ramos, Américo e Nanda e banda, além da grande atração da madrugada de 23 para 24 de junho, com a dupla João Bosco e Vinícius.

Skip to content