Uma noite de fé, crença e muita cantoria no Porto-Geral

 Foto: Marcos Boaventura/PMC

  

 Ruiter, Zeca e Paulo Duarte com os cururueiros na festa de São João em Corumbá

A descida do andor oficial, às 22h30 de ontem, foi o ponto alto do ritual do banho de São João nas águas do Rio Paraguai, no Porto-Geral. A cerimônia é singular porque faz parte da tradição o içamento do mastro. É o momento em que a reza e as manifestações sacro-profanas cessam para se ouvir a viola-de-cocho e o ganzá na cantoria dos cururueiros, sob o comando do mestre Agripino Magalhães.

O “batismo” do santo não tem um sincronismo, vai da vontade de cada comunidade festeira. Mas a maioria desce a Ladeira Cunha e Cruz depois do andor oficial, congestionando o acesso ao rio pela prainha. A manifestação cessa depois da meia-noite, com os devotos e os visitantes se deslocando para o palco, onde acontecem os shows.

Este ano, a preparação para a saída do andor da Prefeitura aconteceu no Ila (Instituto Luiz de Albuquerque), sede da Fundação de Cultura do Pantanal. Como sempre, mesa farta com arroz carreteiro, doces e bebidas. A Banda de Música Manoel Florêncio animou o arraial, que contou com as presenças do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, do deputado estadual Paulo Duarte e o ex-governador Zeca do PT.

Uma noite especial

A novidade ficou por conta da presença de bonecos gigantes, vestidos a caráter, acompanhando o cortejo até o ato de içamento do mastro, ao lado do palco. Depois, os cururueiros cantaram para a dança do siriri, coreografia da Oficina de Dança do Pantanal, enquanto os andores vindos dos mais diferentes pontos da cidade cumpriam o ritual na beira do rio sob forte emoção dos devotos.

O banho da imagem de São João se intensificava a medida em que se aproximava da meia-noite, quando surgiu no céu o espetáculo de cores com a queima de fogos, incorporada à tradição. A festa seguiu até a madrugada de hoje com os shows de Lenilde Ramos e Américo e Nando com banda e a grande atração, a dupla sertaneja sul-mato-grossense João Bosco e Vinícius. Uma noite inesquecível!

Skip to content