Prefeitura de Corumbá |
Os 17.533 alunos estão retornando aos bancos escolares na Rede Municipal de Ensino nesta segunda-feira, 28 de julho, cumprindo um cronograma estabelecido no início do ano letivo que prevê 200 dias de aulas. O encerramento está marcado para 10 de dezembro nas 16 escolas da região urbana, seis rurais pólos (incluindo as extensões) e nos dois centros de educação integrada.
Para este segundo semestre a Secretaria Executiva de Educação estabeleceu um programa de reforço escolar. Segundo a secretária Lígia Maria Baruki e Melo, será desenvolvido paralelamente às aulas normais, em períodos diferentes. Serão atendidos alunos, cujo rendimento foi considerado abaixo do desejado durante o primeiro semestre.
De imediato, a Educação está abrindo salas de reforço nas escolas Luis Feitosa Rodrigues, Almirante Tamandaré e CAIC Padre Ernesto Sassida, que atenderão crianças residentes nas regiões, bem como no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer e no prédio da Cripan, no Cristo Redentor, que através de sua diretoria, cedeu as instalações para a Prefeitura para desenvolvimento desse programa.
Lígia explicou que o programa começa ser desenvolvido para fazer com que os alunos melhorem rendimento, evitando reprovações e, até mesmo, evasão escolar. O baixo rendimento desses alunos foi apontado através do levantamento estatístico do índice de aproveitamento bimestral, na Provinha Brasil e na oitava série, como parte do plano de metas Todos Pela Educação.
Outra novidade é que o retorno dos alunos às salas de aula para este segundo semestre, acontece junto com o início das atividades de 90 novos professores aprovados em concursos públicos e que tomaram posse na semana passada. São profissionais que reforçam o quadro efetivo da REME, que conta hoje com 810 integrantes.