Saúde vai disponibilizar vacina contra rotavírus em campanha

A Secretaria Executiva de Saúde Pública vai disponibilizar a vacina contra rotavírus para crianças com até seis meses de idade. A imunização acontecerá paralelamente à segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação contra Paralisia Infantil, programada para o dia 9 de agosto.

O rotavírus é um vírus da família Reoviridae que causa diarréia grave freqüentemente acompanhada de febre e vômitos. É hoje considerado um dos mais importantes agentes causadores de gastroenterites e de óbitos em crianças menores de cinco anos em todo mundo. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém os casos mais graves ocorrem principalmente em crianças até os dois anos de idade.

A diarréia por rotavírus apresenta curto período de incubação (24 a 48 horas) com início abrupto, vômitos em mais de 50% dos casos, febre alta e diarréia profusa, podendo evoluir com desidratação. A vacina foi incluída no calendário de vacinação infantil em 2006.

Outras vacinas

Durante a campanha serão disponibilizadas também vacinas contra hepatite B, tetra-valente, tríplice viral, tríplice bacteriana e febre amarela, de acordo com a idade. Homens e mulheres, na faixa etária de 20 a 39 anos, estará sendo aplicada vacina contra rubéola.

Skip to content