Senai abre vagas para quatro cursos em Corumbá

O Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) iniciou ontem, segunda-feira, o processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos de Assistente de Produção Industrial, Assistente Administrativo Industrial, Eletricista de Manutenção Industrial e de Mecânico de Manutenção Industrial, todos gratuitos e que estão disponíveis na unidade operacional de Corumbá.

De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, Jesner Escandolhero, as empresas industriais contribuintes da entidade têm até o dia 31 de julho para encaminhar as manifestações de vagas para contratação de aprendizes em ocupações industriais. São nove cursos ao todo, atendendo também Campo Grande, Dourados, Naviraí e Três Lagoas.

“Após o fechamento do total de vagas disponibilizadas pelas indústrias, será aberto um edital para que os jovens possam se candidatar e concorrer as vagas, cujo período de inscrições será de 6 a 8 de agosto”, explica, ressaltando que os cursos oferecidos como opções às indústrias estão vinculados à capacidade operacional de cada escola onde serão realizados e são gratuitos.

Seleção

De acordo com Jesner Escandolhero, a Aprendizagem Industrial é um processo de formação profissional que visa proporcionar ao aprendiz as competências fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho industrial como um trabalhador qualificado. “Ela é destinada à formação inicial de aprendizes, segundo as diretrizes e bases da legislação da educação e do trabalho”, destaca.

O gerente explica que a idade mínima para ingresso do aprendiz varia conforme o curso de interesse, sendo que o mesmo deve concluir o curso antes de completar 24 anos. “Também há o requisito de possuir o Ensino Fundamental completo para o caso dos cursos disponíveis nesse processo seletivo”, completa.

Os candidatos serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, sendo considerado como critério de desempate o maior aproveitamento na prova de Língua Portuguesa e depois na de Matemática. As provas serão aplicadas no dia 17 de agosto nas unidades operacionais do Senai em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas.

“Nesse mesmo dia os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com comprovante de inscrição, cédula de identidade e caneta esferográfica azul ou preta”, informa Jesner Escandolhero, explicando que o gabarito estará disponível aos interessados nas unidades operacionais do Senai/MS e no endereço www.fiems.org.br em 18 de agosto.

Ainda segundo ele, as listas dos candidatos aprovados serão afixadas nos murais das unidades operacionais do Senai/MS e também no site www.fiems.org.br no dia 22 de agosto, sendo que as aulas começarão no dia 15 de setembro deste ano.

Serviço – Para mais informações e manifestação da quantidade de vagas, as empresas interessadas devem procurar as unidades do Senai em Campo Grande (67-3321-0421), Corumbá (67-3231-3158), Dourados (67-3425-8383), Naviraí (67-3461-2141) e Três Lagoas (67-3521-3630) (Com informações da Fiems)

Skip to content