Exército apóia vacinação anti-rábica em Corumbá

Trinta soldados do Exército Brasileiro vão apoiar a ação de combate à raiva que será desencadeada nesta segunda-feira em Corumbá. Os trabalhos serão desenvolvidos por equipes do Centro de Controle de Zoonoses e vai até o dia 30 de setembro.

Ao longo deste ano, já foram realizadas a massificação das campanhas de esclarecimento na mídia; disponibilização de agentes comunitários de saúde na vacinação animal aos finais de semana, além de formalização de parceria com o Exército para agilizar a imunização de cães e gatos nos bairros da cidade.

Para se ter uma idéia, os soldados, em junho, participaram de uma capacitação no CCZ sobre a atuação com as equipes de vacinadores e manipulação das doses para imunização. No final de semana, o comando militar confirmou a liberação de trinta soldados que, já nesta segunda-feira, vão auxiliar as equipes da Prefeitura.

Além do estabelecimento dessa parceria, a Prefeitura adquiriu ainda equipamentos como um veículo “carrocinha” para captura de animais; adoção de sistemas de vacinação de casa em casa, de imunização programada, e vacina na zona rural. O trabalho ainda conta com monitoramento das micro-áreas pelos agentes de endemias; plantão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aos finais de semana e feriados; trabalho de bloqueio do vírus, e investigação da vigilância epidemiológica.

Skip to content