O processo eleitoral para escolha de diretores e colegiado da Rede Municipal de Ensino e das creches mantidas pela Prefeitura, foi desencadeado esta semana, com o envio de toda documentação (decreto e resolução) às 28 unidades que participarão do pleito. A eleição está marcada para o dia 1º de dezembro.
A eleição está sendo coordenada pela Secretaria Executiva de Educação, ligada à pasta da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Será desenvolvido por etapas, começando pelo envio de toda documentação aos estabelecimentos de ensino e creches da cidade.
Uma das novidades no processo atual será a realização de um curso de gestão obrigatório para todos os candidatos, com uma carga de 40 horas/aula. A capacitação acontece nos dias 31 de outubro, 1º, 4 e 8 de novembro.
Para o dia 15 de novembro, a Prefeitura programou a prova de certificação dos candidatos, cujo resultado será divulgado dia 25 de novembro. O processo será eliminatório. Quem não tiver 100% de freqüência no curso e média mínima de 6 na prova, estará alijado da disputa.
Outra inovação é que, este ano, os candidatos participarão de uma prova de títulos, inédito a nível de Estado. Além disso, já está programado um curso para todos os candidatos eleitos, no mês de janeiro.
A eleição acontece em todas as 28 unidades mantidas pela Prefeitura. O detalhe é que, cada um dos estabelecimentos, escola ou creche, deverá participar com número máximo de três candidatos. Se ultrapassar, a escolha dos três será através de uma eleição interna.