Corumbá une forças políticas para manter MMX em funcionamento

 Rachid Waqued

  
Paulo, André e Ruiter: MMX foi o ponto central do encontro

“O sonho de Corumbá em agregar riqueza ao meio ambiente é possível, e vai continuar”. Foi o que afirmou hoje, quinta-feira, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), logo após deixar o gabinete do governador André Puccinelli (PMDB), com quem se reuniu em Campo Grande, para tratar da questão ligada à siderúrgica da MMX, diante da decisão do empresário Eike Batista em fechar a empresa, devido a problemas ambientais.

O chefe do executivo corumbaense demonstrou preocupação com relação ao caso e, hoje, logo após chegar a Campo Grande, se reuniu com o deputado estadual Paulo Duarte, que intermediou a audiência com o governador André Puccinelli, para tratar de questões ligadas a Corumbá, entre eles, o caso da MMX.

Ruiter demonstrou preocupação com as informações sobre o possível fechamento da siderúrgica, conforme afirmou Eike Batista, devido a aplicação de multas por parte do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no valor de R$ 29,4 milhões por uso de carvão sem comprovação de origem.

O prefeito corumbaense informou que se trata de uma situação preocupante e, por isso mesmo, é preciso unir as forças políticas estaduais, para buscar uma solução. “Foi uma reunião positiva”, disse Ruiter, sem entrar em detalhes, após deixar o gabinete do governador André Puccinelli. Informou que estava satisfeito com o caminhamento da situação e que, na próxima semana, já esta agendada uma reunião em Brasília, no Ibama, quando o assunto voltará à pauta.

No encontro com o governador participaram também o deputado Paulo Duarte; Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, secretária de Produção, Indústria, Comércio e Turismo; Carlos Alberto Negreiros, secretário de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), e o superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Davi Lourenço.

Esta foi a primeira audiência de Ruiter com André após as eleições de 5 de outubro, quando o prefeito corumbaense foi reeleito, numa coligação onde seu vice, Ricardo Éboli, é do PMDB, partido do governador. No encontro, outros assuntos foram abordados entre eles, a apresentação do projeto do Trem do Pantanal na Feira do Turismo, que acontece na próxima semana, no Rio de Janeiro. Ruiter, Paulo e Puccinelli estarão juntos na capital carioca durante o evento.

Skip to content