Pesca infantil movimenta Porto Geral de Corumbá

O Porto Geral de Corumbá teve uma manhã diferente neste sábado, 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, com a realização do XVII Campeonato de Pesca Infantil. O evento faz parte da programação do Festival Pantanal das Águas, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a TV Morena.

A pesca infantil antecede o campeonato adulto previsto para este domingo. Como sempre, movimentou o Porto Geral de Corumbá. Quatro mil crianças de 6 a 14 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, tomaram conta do local e, na prainha do rio Paraguai, participaram de um evento que cresce a cada ano.

O campeonato teve início às 08h20. Foram oito baterias com 500 participantes cada, com duração de 30 minutos. Paralelo, os organizadores sorteavam brinquedos para os presentes, enquanto grupos de crianças davam uma verdadeira aula de preservação do ambiente.

Com sacolas plásticas azuis, fornecidas pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente, todo lixo reciclável, em especial garrafas plásticas e latinhas de refrigerantes, as crianças participavam de um verdadeiro mutirão da limpeza.

Agrega valores

Acompanhando toda a movimentação, o secretário executivo Carlos Porto, de Turismo, demonstrou contentamento. Na opinião dele, o Festival Pantanal das Águas é mais um produto do calendário de eventos de Corumbá e que “agrega valores culturais e esportivos”, emendou.

“É um evento que proporciona belos momentos de lazer, unindo os setores culturais e esportivos, com muitas atrações para a nossa comunidade e quem nos visita nesta época do ano”, disse Porto.

Segundo ele, a pesca infantil, por exemplo, é muito importante. “Permite conscientizar nossas crianças sobre a necessidade de preservação do nosso ambiente. Além do mais, eles estão assimilando esta modalidade da pesca esportiva, o pesque-e-solte”, disse.

Outro fato positivo apontado pelo secretário é que as empresas ligadas ao setor de turismo, já estão aderindo a uma sugestão do Poder Executivo, oferecendo pacotes especiais para esta época do ano. “O turista estão participando mais dos eventos”, destacou Porto, lembrando que a cidade está sendo visita não só por pescadores, como acontecia antigamente. “Eles estão vindo mais em família. Isto é importante”, informou.

Outra questão focada pelo secretário foi o trabalho desenvolvido nos últimos anos. Segundo ele, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, desde os primeiros dias de sua administração, tem procurado oferecer infra-estrutura necessária para o setor turístico.

“Tudo é feito de forma planejada. O resultado não poderia ser diferente. Além da população tem bons momentos, os eventos estão atraindo turistas e, tudo isso, gera renda e emprego em nossa cidade”, concluiu.

Skip to content