Viveiro de Mudas dá suporte ao projeto de arborização

 Prefeitura de Corumbá

  
No Viveiro Municipal, produção também de plantas ornamentais

O Viveiro de Mudas implantado pela Prefeitura no Paço Municipal está dando suporte ao projeto “Corumbá Mais Verde” Em funcionamento há um ano, cerca de 19 mil mudas estão sendo cultivadas no local. São árvores nativas e ornamentais para arborização da cidade, que já estão sendo plantadas na região urbana.

No local estão sendo produzidas mudas de ipês roxo, amarelo e branco; farinha-seca; jacarandá; sibipiruna; castanheira; pata de vaca, e até palmeira imperial. São mudas nativas da região e também ornamentais, caso específico da palmeira, necessária para reposição na cidade, principalmente na Avenida General Rondon.

O viveiro está dando suporte necessário ao projeto “Corumbá Mais Verde”, iniciado em 2005 com o plantio de flamboyants na área central da cidade. A empresa MS-Gás é parceira da Prefeitura e, na época, doou mudas já plantadas. A produção conta também com a participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da empresa Rio Tinto.

A arborização na cidade sofreu um processo desordenado até 2004. Em 2005, o município deu início ao projeto e, em 2007, reforçou a parceria com a MS-Gás, através do programa “Interagir Educação Ambiental”, idealizado pela empresa e que integra o projeto “Corumbá Mais Verde”.

A iniciativa promoveu o replantio de espécies nativas na área central da cidade, incluindo a recomposição de áreas degradadas do Parque Municipal de Piraputangas e do Eco Parque Cacimba da Saúde.  No viveiro, a produção das mudas teve início em 2007. A previsão é que, no início de 2009, a cidade seja auto-suficiente na produção, não havendo mais necessidade de comprar mudas de outras regiões. 

Skip to content