Combate ao câncer tem caminhada no centro às 17h

O câncer de pele, que tem maior incidência em Corumbá devido ao forte calor, foi o foco da campanha de orientação à população sobre os cuidados necessários para se evitar e prevenir-se da doença. Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Prefeitura realiza uma série de ações durante o dia de hoje, culminando com uma caminhada, pelo centro da cidade, a partir das 17h.

Exposição excessiva ao sol pode comprometer as camadas mais profundas da pele, alterando células e provocando envelhecimento precoce, lesões nos olhos e até câncer de pele. Com distribuição de folhetos e orientações, técnicos da Secretaria Executiva de Saúde alertaram sobre os cuidados especiais, que devem ser tomados principalmente por pessoas que trabalham ao ar livre.

Dois estandes da Secretaria Executiva de Saúde foram montados no Jardim da Independência para orientar a população sobre os tipos de câncer e a importância do diagnóstico e tratamento precoce. O estande conta com uma equipe multidisciplinar – formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer e militares da Marinha.

O secretário de Saúde, Cleber Colleone, acompanhou o trabalho, no início da tarde, e enfatizou que as pessoas devem procurar as unidades básicas de saúde para se consultar gratuitamente. No posto, o médico faz a triagem e encaminha para exames específicos, que estão sendo agendados também durante a ação de hoje na Praça da Independência. A ação na praça encerra-se às 17 horas.

Skip to content