Fexpopantanal começa com novidades em Puerto Suarez

 Prefeitura de Corumbá

  
Veículos importados, atrações da feira em Puerto Suarez

Aberta ontem em Puerto Suarez, a quinta edição da Fexpopantanal, apontada como a maior feira do sudeste da Bolívia, na divisa com Corumbá. A exposição, destacada pelo prefeito corumbaense Ruiter Cunha de Oliveira (PT), como de extrema importância para o fortalecimento da economia da região, vai até domingo, dia 16, e faz parte das comemorações dos 133 anos de Puerto Suarez, completados na segunda-feira, dia 10 de novembro.

A feira é uma realização da Câmara de Indústria e Comércio de Puerto Suarez (Cainco), com apoio da Prefeitura local. Segundo o presidente da entidade, José Felipe Tocale Canedo, 100 expositores estão participando do evento que acontece na sede da Zoframac. “Houve um crescimento em relação a 2007, quando tivemos 80 expositores”, comemorou Felipe.

Entre os destaques estão a Toyota e Suzuki, duas indústrias automobilísticas, e a siderúrgica indiana Jindal. “São 100 expositores. Temos grandes empresas como as duas indústrias automobilística, Jindal, Gravetal, entre outras, produtos artesanais da região, além de uma praça de alimentação e um parque infantil”, disse Felipe.

O presidente da Cainco cita que a feira está crescendo anualmente e chamando a atenção de empresários de outras regiões do País, como Santa Cruz, Cochabamba, San José, Roboré, San Ignácio, entre outras, que estão participando do evento. “Só no grande salão, temos 35 expositores, além daqueles que estão com seus estandes no pátio. Está sendo muito importante para aquecimento da nossa economia e, gerando emprego e renda para nosso povo”, destacou.

Felipe Tocale ressaltou o apoio recebido de Corumbá. Citou o prefeito Ruiter Cunha, um parceiro em todas as realizações da Cainco, e também da Associação Comercial. “Tudo isso fortalece uma maior integração entre os dois países e, para este ano, a nossa expectativa é uma participação de cerca de 10 mil pessoas durante os seis dias de exposição, e o fechamento de muitos negócios”.

Abertura

A solenidade de abertura da feira aconteceu no palco montado em uma área ao lado do prédio da Zoframac, com as presenças de inúmeras autoridades, entre elas, os prefeitos Romualdo Urtado Rodrigues (Puerto Suarez), Aldo Clavijo (Quijarro), Manoel Perez (sub-prefeito da Província de German Busch), Eurico de Freitas (cônsul do Brasil em Santa Cruz).

O prefeito Ruiter Cunha, devido a agenda, não pode participar do evento. Desejou boa sorte aos organizadores e disse que fará uma visita à feira que, no seu entender, está contribuindo para a implementação de uma política de integração para o desenvolvimento de Corumbá, Puerto Suarez e outras cidades bolivianas.

O pensamento do prefeito corumbaense, inclusive, é a realização de um evento binacional, integrando os setores da indústria, comércio e agronegócio dos dois países. Prega o engajamento dos políticos e dos empresários no processo de aproximação dos povos fronteiriços, principalmente para “potencializar nossas riquezas, fazendo com que a região seja mais valorizada pelos nossos governos”, argumentou.

Skip to content