Líderes do Movimento Negro destacam trabalho de Ruiter

 Prefeitura de Corumbá

  

Prefeito Ruiter Cunha discutiu ações com Raimunda de Brito e José Roberto de Souza, líderes do Movimento Negro 

A coordenadora da Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (CPPIR/MS), Raimunda Luzia de Brito, que participou da reunião com o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, na manhã desta segunda-feira, 24 de novembro, destacou o trabalho do Executivo Municipal na promoção de políticas públicas afirmativas para a comunidade negra corumbaense.

Ela observou que a Administração Municipal conferiu grande espaço para o Movimento Negro e suas ações afirmativas. “É um espaço muito importante que a Prefeitura de Corumbá nos dá. Agradecemos muito ao prefeito Ruiter”, disse Raimunda de Brito destacando a “simplicidade” com que o prefeito atende a todos que o procuram.

Por sua vez, o conselheiro nacional de Combate à Discriminação, José Roberto Camargo de Souza, ressaltou a importância do projeto de lei que instituiu o Dia da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro – como feriado municipal. “Corumbá é um exemplo, temos dois grandes heróis nacionais. Um é Tiradentes, que já é muito cultuado. O outro é Zumbi dos Palmares”, afirmou ao lembrar que a data em homenagem ao líder dos Palmares é reconhecida em algumas capitais brasileiras.

Este ano o Dia Nacional da Consciência Negra foi feriado em 364 municípios de 12 estados diferentes. No Congresso Nacional, está em tramitação o Projeto de Lei número 4.437/04, que pretende instituir a data de morte de Zumbi dos Palmares, como feriado nacional.

“É muito mais que um simples feriado, criamos a oportunidade de realizar um grande evento para debater com a população a importância e o significado dessa data”, afirmou o prefeito ao explicar que o projeto de lei também determinou que o Dia da Consciência Negra passe a integrar o calendário de eventos de Corumbá. “Mais uma capital do país passa a reconhecer a data. Corumbá é a Capital do Pantanal”, disse o prefeito Ruiter Cunha.

O chefe do Executivo corumbaense destacou que as ações afirmativas implantadas em sua gestão, visam o “resgate da auto-estima” da população e foram conquistadas “ouvindo os anseios da comunidade” e com a criação das Gerências da Mulher e da Igualdade Racial.

Também participaram da reunião a presidente do Instituto da Mulher Negra do Pantanal (IMNEGRA), Edinir de Paulo; o secretário executivo de Relações Institucionais e de Turismo, Carlos Porto; o subsecretário de Ações da Cidadania; Arturo Ardaya; o gerente de Promoção da Igualdade Racial, Edimir Moraes; além de representantes de diversos segmentos do Movimento Negro corumbaense e sul-mato-grossense.

Skip to content