Prefeitura de Corumbá |
|
A Prefeitura de Corumbá capacitou 60 pessoas para atuar no combate ao tráfico de pessoas na região. A certificação entregue no sábado, 29 de novembro, veio após um curso de 40 horas promovido
O treinamento foi coordenado pela Gerência de Políticas para as Mulheres, vinculada à Subsecretaria de Ações Sociais, que é ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. “Ao longo dos quatro dias de curso os participantes elaboraram um diagnóstico sobre como atuar nestes casos”, disse a gerente de Políticas para as Mulheres, Cristiane Santana. Como Corumbá fica localizada na fronteira com a Bolívia, a idéia é traçar uma política de fronteira para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e fortalecer as ações bilaterais, explicou a gerente.
Pesquisas mostram que 70% das vítimas do tráfico de pessoas são mulheres, independente da faixa etária, disse Cristiane. Ela ressaltou ainda que o diagnóstico elaborado na capacitação da rede de Corumbá será encaminhado ao Comitê Estadual de Combate e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, para subsidiar ações em outras cidades sul-mato-grossenses.
Para a diretora do IBISS, Estela Scandola, além de “encerrar uma etapa iniciada em 2007 na cidade”, a certificação teve o mérito de “apurar” a sensibilidade da rede à identificação dos problemas. “Precisamos ter um olhar sensível para encontrar esses casos, porque as pessoas em situação de tráfico têm medo ou estão em situação de constrangimento”, esclareceu.