Saúde orienta população no Dia de prevenção ao diabetes

 Prefeitura de Corumbá

  

 Equipes da Saúde fizeram teste de glicemia durante as orientações

A Prefeitura de Corumbá montou uma mobilização especial para chamar a atenção popular às ações do Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro. Em cinco pontos diferentes da cidade, equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública realizaram, durante toda a manhã, o teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial.

No Centro Integrado de Saúde (CIS), também foram esclarecidas dúvidas sobre a doença e divulgadas as atividades realizadas no CIS voltadas para o tratamento de diabetes (consulta com endocrinologista, nutricionista, psicóloga, enfermagem e entrega de insulinas com orientações para os que estão começando a usar essa medicação).

A psicóloga da unidade de diabetes do Centro Integrado de Saúde, Hamana Tarraf, explicou que em caso de diagnóstico da doença – durante o atendimento nos postos volantes – duas providências podem ser tomadas. A primeira delas é o cadastro no programa Municipal de Hiperdia (Hipertensão e Diabetes) e seguinte encaminhamento ao posto de saúde mais próximo onde a pessoa mora, para que tenha todo o acompanhamento médico necessário e recebimento gratuito da medicação.

Se o índice apontado pelo teste de glicemia for muito alto o paciente é encaminhado diretamente para o hospital. O teste de glicemia capilar possibilita conhecer os níveis de glicemia durante o dia, em momentos que interessam para acompanhar e avaliar a eficiência do plano alimentar, da medicação oral e principalmente da administração de insulina, assim como orientar as mudanças no tratamento. O índice aceitável de Glicemia em jejum vai de 70 a 110 mg/dl.

Troca de experiência

A técnica em enfermagem Geminiana Ramos exerce dupla função no programa de diabetes do CIS. Além de ser uma das profissionais lotadas no Hiperdia, ela também é paciente. “Tenho diabetes tipo 1 há sete anos”, disse. Ela afirmou que o trabalho no posto além de facilitar o acompanhamento do tratamento médico, lhe permite um conhecimento maior da doença.

“É uma troca diária de conhecimentos. Aprendo com os pacientes e também ensino. Passei por uma experiência não muito boa em razão da doença e aqui transmito esse conhecimento para eles”, contou a técnica em enfermagem.

O secretário executivo de Saúde Pública, Cleber Colleone, acompanhou as ações no CIS, nesta manhã. Ele destacou que a intensificação dos serviços em datas específicas, como Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, ajuda a chamar a atenção da população para o problema e “faz com que as pessoas procurarem o serviço de saúde para se prevenirem”.

Skip to content