Em Casamento Comunitário, Prefeitura faz união de 86 casais

 Arquivo PMC

  
Casamento Comunitário foi instituido em 2006 pelo prefeito Ruiter, organizado pela primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura Municipal realiza neste sábado, 13 de dezembro, o Casamento Civil Comunitário que vai formalizar a união de 86 casais em Corumbá. O ato acontece às 15h, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer, e está sendo organizado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais.

Os detalhes finais para a realização foram tratados ontem, sexta-feira, durante reunião da secretária Beatriz Cavassa de Oliveira, primeira dama do município, com a equipe de organização do evento.

“É uma preocupação que a Prefeitura tem em oferecer o melhor para as famílias que vão participar da celebração. É um momento especial e queremos que todos os casais tenham o melhor, como se fosse para a nossa família”, afirmou Beatriz ao explicar a dedicação da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com a preparação da cerimônia.

A secretária destacou ainda que o Executivo Municipal vê com “grande alegria” o crescimento anual do número de casais que oficializam união no Casamento Civil Comunitário promovido desde 2006 pela Prefeitura.

“A procura mostrou que a regularização da união é muito importante para os casais e para os filhos”, disse lembrando que em algumas situações o casal que se une na cerimônia já tem filhos.

Em 2006, primeiro ano do evento, 50 casais foram beneficiados. Em 2007 o número foi de 74 uniões. Os 86 casais deste ano foram selecionados pelas igrejas de Corumbá.

A cerimônia

A cerimônia não terá despesa alguma para os casais. A Prefeitura Municipal arcou com as custas cartorárias, como os editais de proclama, publicações e emissão de certidões negativas.

Cada casal terá direito a levar quatro convidados e a Prefeitura oferece a decoração do local da cerimônia; bolo, champanhe e um porta-retrato como lembrança da oficialização da união. Não haverá benção religiosa. A cerimônia é civil com troca de alianças pelos casais.

Ao longo do período de preparação os casais assistiram palestras sobre planejamento familiar; relacionamentos e saúde. Um dos palestrantes foi padre Fábio Vieira. Ontem, todos os casais participaram do ensaio geral no Centro Popular.

Skip to content