Campanha contra dengue começa segunda em Corumbá e Ladário

 Arquivo PMC

  
Ação envolve estudantes e eimina focos do mosquito Aedes Aegypti

Começa nesta segunda-feira, a campanha “Troque Com a Gente”, uma estratégia adotada pela Prefeitura, para o combate à dengue. A ação será desenvolvida simultaneamente em Corumbá e Ladário e envolve estudantes dos dois municípios, incentivando a eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

A campanha já foi desenvolvida em Corumbá com resultados altamente positivos. Ela estimula a troca de produtos que podem se tornar criadouros do mosquito por kits escolares. Este ano foi ampliada e terá participação também do município de Ladário.

Segundo a gerente Viviane Ametlla, de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura de Corumbá, a campanha vai atender todas as 40 micro-áreas corumbaenses, onde existem cerca de 36.101 imóveis, e as 7 micro-áreas de Ladário, onde estima-se a existência de pelo menos 2.500 imóveis.

Ela explica que, para evitar que as pessoas acumulem todo tipo de material que possa servir de criadouro para o mosquito, o cronograma será divulgado um ou dois dias antes de cada ação. “A limpeza tem que ser constante e não é por causa da campanha que as pessoas deverão manter esse tipo de material em seus quintais, pensando apenas na troca”, reforçou.

Está será a terceira edição do “Troque Com a Gente”. Implantada em 2007, a atividade já distribuiu cerca de 10 mil kits escolares, que neste ano também vão contar com escovas dentais. Todo o material recolhido é encaminhado para Associação de Reciclagem do município.

A maior preocupação dos órgãos públicos se deve ao período de chuvas, época apropriada para proliferação do mosquito. Somente em Corumbá, até as primeiras semanas de dezembro de 2008, haviam sido notificados 444 casos de suspeita da doença, mas apenas 51 foram confirmados.

Skip to content