Ação conjunta faz parte de estratégia adotada por Ruiter e Assad

 Arquivo PMC

  
Ruiter e Assad: parceria resulta em benfeitorias para Corumbá e Ladário

A ação conjunta de combate à dengue em Corumbá e Ladário, é fruto de um termo de cooperação mútua, firmado entre os prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e José Antônio Assad e Faria (PT), no dia 1º de janeiro de 2009. Através do acordo, Ruiter se dispôs a dar suporte técnico ao seu companheiro e ex-secretário de Gestão Governamental, atendendo as áreas de infra-estrutura, saúde, educação, social, turismo, cultura, esporte, segurança, entre outras.

A gestão integrada entre Corumbá e Ladário foi anunciada por Ruiter durante a sua posse para este segundo mandato. Já está sendo efetivada com a ação “Troque Com a Gente”, uma campanha importante para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Defensor de uma gestão integrada em toda a região da fronteira pantaneira, Ruiter quer também o desenvolvimento de ações nas cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, vizinhas de Corumbá. Esta integração é defendida pelo prefeito corumbaense desde o início de seu primeiro mandato e foi reforçada agora, com a vinda dos presidentes Lula e Evo Moraes a região, nesta semana.

O prefeito entregou uma carta dos municípios da fronteira pantaneira, assinada por ele, José Antônio Assad e Faria (PT de Ladário), Aldo Clavijo (Quijarro) e Romualdo Urtado (Puerto Suarez), destacando a necessidade de se desenvolver políticas públicas e programas nacionais específicos nas áreas de saúde, educação e assistência social das populações vizinhas, além de questões de segurança, entre outros assuntos, todos voltados ao desenvolvimento dos dois lados da fronteira.

Esta semana, a comissão criada pelo prefeito corumbaense para coordenar as ações de combate à dengue, discutiu também ações em território boliviano, para o combate à dengue.

Por determinação do prefeito, ficou definindo, para numa segunda etapa, o “Troque Com a Gente” ser desenvolvido nas cidades bolivianas da fronteira. A atividade faz parte do plano integrado de operações bilaterais apresentado às cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, que formam a província de German Bush.

Parte do país vizinho já sofre com um início de epidemia de dengue. “O governo boliviano informou que em Santa Cruz foram confirmados cem casos de dengue nos últimos dez dias”, disse a gerente Viviane Ametlla, de Vigilância em Saúde de Corumbá. “Por isso uma campanha firme na fronteira é fundamental”, destacou, reforçando o pensamento do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

Skip to content