Cidade conta com um setor turístico bastante diversificado

 Arquivo PMC

  
Passeios de barco pelo Patanal, excelente programa

Corumbá não vive apenas da pesca, que fica proibida durante esta época do ano, período necessário para reprodução natural dos peixes. A aposta está na diversificação dos segmentos de eventos, negócios, cultura e ecoturismo. Estes são os desafios da cidade para confirmar sua vocação de bem receber.

Este trabalho vem sendo executado desde o início da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), empossado no último dia primeiro de janeiro para o seu segundo mandato. O resultado é o grande número de turistas que visitam a cidade para a prática do ecoturismo, que tornaram o Pantanal na quarta força nacional, à frente de Chapada Diamantina (BA), Amazônia (AM) e Foz do Iguaçu (PR).

Para o prefeito corumbaense, o “turismo é uma das principais atividades econômicas”. Com a pesca consolidada, a busca agora é a diversificação. O turismo de negócios e eventos será impulsionado com o Centro de Convenções. O primeiro bloco já está concluído e o segundo em fase de execução. “É um somatório de esforços que beneficia todos os envolvidos com o setor. Gera emprego, renda e qualidade de vida à população”, destaca Ruiter.

Inúmeras são as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Corumbá para fomentar a atividade turística na cidade. Uma preocupação é garantir a qualidade dos serviços prestados aos visitantes. Por meio de seminários, palestras, oficinas e feiras, os empresários e profissionais do setor são continuamente capacitados.

O calendário de eventos do município também contribui para alavancar o setor, que conta com uma ampla e diversificada programação durante todo o ano. “Trabalhamos o turismo em todas as sua vertentes e analisamos o que ele pode trazer de benefícios para a comunidade corumbaense”, diz Carlos Porto, responsável pela área de turismo do município, lembrando que esta é a determinação do prefeito Ruiter Cunha.

Ele reitera que as parcerias com a iniciativa privada também são fundamentais. “Os investimentos privados geram empregos e renda para nossa população. Essas parcerias são de grande importância para o desenvolvimento do turismo em Corumbá e é por isso que hoje os parabéns são para todos nós, que acreditamos em nossa cidade e apostamos que Corumbá é o destino”, conclui.

Fluxo

O fluxo de pessoas na cidade vem crescendo a cada ano. As perspectivas são ainda mais otimistas em virtude dos investimentos no setor. Entre eles, a Construção dos Centros de Atendimento ao Turista na Fronteira, no Morro São Felipe – Cristo Rei do Pantanal e na Estrada Parque Pantanal, o Centro de Convenções de Corumbá, instalação do Museu de História do Pantanal, consolidação do Calendário de Eventos, ligação fácil com Santa Cruz de La Sierra/Bolívia – por trem e avião, qualificação da mão de obra envolvida com o setor de turismo – mais de 1500 pessoas capacitadas nos três últimos anos, além da implantação de sinalização turística na BR-262 e na cidade.

Skip to content