Corumbá já trocou mais de cinco mil kits em ação contra dengue

 Prefeitura de Corumbá

  
Ação Troque Com a Gente conta com participação ativa de adultos

A participação da população corumbaense e ladarense na campanha de combate à dengue na região pantaneira está sendo bastante intensa. Em sete dias da ação Troque Com a Gente, a Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura de Corumbá, já distribuiu mais de cinco mil kits de material escolar, que está sendo trocado por qualquer tipo de material considerado apropriado para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os números foram repassados pela gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla. “Não é oficial, mas com certeza, mais de cinco mil kits já foram distribuídos. O número exato teremos no final da ação, quando faremos um levantamento minucioso, inclusive de tudo que foi retirado do ambiente (lixo), e que está sendo encaminhado para empresas que trabalham com material reciclável”, informou.

Na manhã desta terça-feira, Viviane acompanhou a ação no bairro Nossa Senhora de Fátima onde foram distribuídos cerca de mil kits. Conforme ela, tudo isso comprova que ainda há grande quantidade de lixo a céu aberto, principalmente garrafas (pet e de vidro), latas de alumínio, pneus, e outros tipos de produtos que podem acumular água, que se encontram a céu aberto, sem utilidade, em terrenos e domicílios, apropriados para proliferação de mosquito.

Segundo a gerente, a ação cumpre funções importantes. Além de evitar doenças como a dengue, serve também para retirada de material inservível do meio ambiente; contribui para a preservação e conscientização da população sobre questões de higiene, e cumpre um papel social de relevância, que é a troca dos produtos inservíveis por caderno, lápis e borracha, reduzindo as despesas da família corumbaense e ladarense com compra de material escolar, com vistas ao início do ano letivo, que começa em fevereiro.

Outro ponto positivo destacado pela gerente é o fato que, com a venda de todo material retirado dos quintais das residências, principalmente, e terrenos, o dinheiro arrecado será utilizado em benefício da própria comunidade. Viviane explicou que tudo está sendo encaminhado para uma empresa que trabalha com reciclagem e, após o término desta campanha, o comitê da dengue de Corumbá se reúne, para definir a aplicação da verba.

Para reciclagem estão sendo encaminhados garrafas de vidro, garrafas pets, papelão, latas de alumínio, ferro, entre outros produtos que podem acumular água. Apenas os pneus, que também são riscos para a saúde pública, é que estão sendo depositados no Centro de Controle de Zoonoses. De lá, serão enviados à fábrica da Cimento Itaú, do Grupo Votorantin, que dá destinação ecologicamente correta do material, através do co-processamento, técnica usada para destruir resíduos industriais de maneira responsável e definitiva.

Ação vai até dia 2

A campanha Troque Com a Gente vai até o dia 2 de fevereiro na região. Ela está sendo desenvolvida em Corumbá, pelo terceiro ano consecutivo, e agora também em Ladário, uma parceria estabelecida pelo prefeito corumbaense Ruiter Cunha de Oliveira, com o prefeito ladarense José Antônio Assad e Faria.

Nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, os trabalhos acontecem em duas regiões de Ladário, simultaneamente. Uma será no bairro Santo Antônio, com um posto de troca no ginásio poliesportivo, na rua Corumbá com a Rui Barbosa, e também  o centro da cidade, com um posto na Seleta Sociedade Caritativa Humanitária (SSCH), na rua Tamandaré com a Saldanha da Gama. O horário será das 08h às 12h.

Na quinta-feira, dia 29, o Troque Com a Gente retorna a Corumbá. Serão atendidos os bairros da Cervejaria, com um posto de atendimento em frente à casa do Massa Barro, e no Arthur Marinho, atrás do estádio, também no período das 08h às 12h. Na sexta-feira, dia 30, será atendido o bairro Potiguar, em ladário, com um posto da Escola Marques de Tamandaré, na rua Nova Aliança, das 08h às 12h.

No sábado, dia 31, o cronograma prevê atendimento no Guanã, com um posto de troca na praça do bairro, e no Guatós, com um posto na rua João B. Maciel com a Firmo de Matos, ambos das 08h às 12h. O encerramento será dia 2 de fevereiro, das 08h às 12h, no bairro Boa Esperança, em Ladário. O posto de troca funcionará no Cras, na rua Salgado Filho com a Riachuelo.

Skip to content