Prefeitura faz mutirão oftalmológico neste sábado em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Atendimento a pacientes começou nas primeiras horas da manhã

A Prefeitura de Corumbá está realizando durante todo este sábado, 10 de janeiro, um mutirão para atendimento oftalmológico. Os serviços gratuitos, que acontecem no Centro de Saúde da Ladeira, contam com a atuação de uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e recepcionista da Secretaria Executiva de Saúde Pública.

A massificação das ações faz parte de uma estratégia adotada para otimizar o atendimento ao público. A determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é reduzir o tempo de espera para a consulta nessa especialidade. Atualmente, a Prefeitura atende uma média 250 consultas por mês.

O serviço oftalmológico mantém consultas diárias no Centro de Saúde da Ladeira, que fica localizado na ladeira Cunha e Cruz, via de acesso ao Porto Geral. O atendimento acontece pela manhã as segundas; quartas e sextas-feiras. Nas terças e quintas o médico oftalmologista fica à disposição da população na parte da tarde.

No regime de plantão deste sábado, adotado pela quarta vez consecutiva pelo município a expectativa é promover cerca de 100 atendimentos, todos eles gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto a meta estipulada pode ser ultrapassada caso haja a necessidade. O planejamento das ações pela Secretaria de Saúde prevê a realização de um mutirão por mês, explicou o auxiliar de enfermagem, Josmaires de Vasconcellos Pereira, responsável pela assistência direta ao oftalmologista

O médico oftalmologista Paulo Arian Conciani, responsável pelo atendimento, explicou que o serviço oferecido é o mesmo de uma clínica particular. “As consultas seguem o mesmo padrão e temos condições de detectar doenças como catarata e glaucomas”, disse. Nestas duas situações o paciente é incluído numa relação para a realização de cirurgia. Detectada necessidade de usar óculos é feito o encaminhamento, com a devida receita, para a assistência social da Prefeitura que providencia o acessório.

No mutirão deste sábado, são atendidas todas as faixas etárias e moradores de todas as regiões de Corumbá. Acompanhado pela mãe, o pequeno Diogo Benedito da Silva Oliveira, 11, fez a primeira consulta oftalmologia de sua vida.

“Deu tudo certo, não vai precisar usar óculos. Está tudo bem. Agora é só fazer a avaliação regularmente”, contou Maria Aparecida Nascimento da Silva, mãe do garoto. Ela foi encaminhada pela unidade de saúde do conjunto Kadwéus, na parte alta da cidade. O mutirão vai até às 17 horas deste sábado.

Skip to content