Corumbá programa ações de combate à dengue na Bolívia

 Prefeitura de Corumbá

  
Campanha foi encerrada sábado, na parte alta da cidade

Duas cidades bolivianas deverão receber ajuda de Corumbá, a partir dessa semana, com ações de combate à dengue. Na terça-feira, equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura Municipal estarão reunidas com autoridades bolivianas das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, definindo estratégia a ser adotada nas duas cidades bolivianas que fazem fronteira com o Brasil, nesta região. A solicitação foi feita na última sexta-feira. Os bolivianos residentes nas duas cidades estão temerosos diante do quadro de epidemia da dengue em Santa Cruz de La Sierra.

Segundo informações repassadas à Prefeitura corumbaense, a cidade de Santa Cruz já apresentou duas mortes em virtude da doença. La Paz e Cochabamba também registraram óbitos, uma cada, totalizando quatro casos. Outra informação é que somente em janeiro, o País já apresentou 6.700 casos da doença, sendo 11 do tipo hemorrágico. Santa Cruz é a mais afetada com 6.106 casos em janeiro.

“Nós já estávamos programando uma ajuda às duas cidades bolivianas para esta semana. O primeiro passo seria a realização do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), para termos uma noção da real situação e, a partir de então, desencadearmos as ações. Na sexta, representantes do setor de saúde da Bolívia nos procuraram e solicitaram apoio”, disse a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla.

Viviane explicou que o LIRAa está confirmado. Vai acontecer o mais rápido possível. Uma outra ação prevista nas duas cidades bolivianas será a borrifação. “Estamos apenas aguardando o envio de inseticida por parte do Governo do Estado, para iniciarmos o trabalho na Bolívia”, explicou, lembrando que a ação em território boliviano é importante para conter o avanço da doença nesta região de fronteira.

Conforme ela, o apoio à Bolívia foi uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que também está preocupado com a situação na Bolívia. Durante a visita dos presidentes Lula (Brasil) e Evo Morales (Bolívia) a Corumbá e Ladário, o prefeito entregou uma carta redigida pelos administradores das duas cidades brasileiras e de Quijarro e Puerto Suarez, solicitando uma série de reivindicações. Uma delas está justamente relacionada ao setor de saúde.

Troque Com a Gente

A ação conjunta proposta pelo prefeito Ruiter Cunha nesta área de fronteira, já está em execução. Ontem, sábado, a Prefeitura concluiu a campanha Troque Com a Gente, desenvolvida durante duas semanas em Corumbá e Ladário. Os trabalhos foram encerrados no Guanã e Guatós, parte alta da Cidade Branca.

Durante estas duas semanas, a Prefeitura distribuiu mais de 10 mil kits de material escolar e de higiene, trocados por todo tipo de material que pode acumular água, propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti, e que ficava ao ar livre, jogado no ambiente.

Parte do que foi arrecadado foi vendido a empresas que trabalham com reciclagem e o destino do dinheiro arrecadado será discutido em reunião do Comitê da Dengue, programado para quarta-feira. Deve ser aplicado em programas de educação em saúde.

Skip to content