Em Corumbá, volta às aulas foca participação da comunidade

 Prefeitura de Corumbá

  
Administração Municipal dá início a ações para integrar alunos, pais e professores

Nesta quinta-feira, dia 5, cerca de 20 mil estudantes retornam às aulas nas escolas municipais de Corumbá. Este ano as ações se voltam a convidar os pais a participarem mais da vida estudantil dos filhos, demonstrando como a presença deles é importante na formação dos jovens. “Estamos estreitando os laços de comunicação entre a escola e a comunidade. Para isso programamos reuniões com os pais para que possam acompanhar mais de perto a aprendizagem dos filhos e participar do gerenciamento e gestão das escolas”, explica o secretário Executivo de Educação de Corumbá, professor Hélio de Lima.

A filosofia da atual gestão tem uma visão participativa que coloca os pais como parte fundamental no processo de formação dos estudantes. Entre as novidades propostas estão o fortalecimento do Colegiado e das Associações de Pais e Mestres (APMs) e a divulgação do calendário escolar junto aos pais, convidando-os aos diversos eventos culturais e esportivos que serão realizados durante o ano letivo. Eles também poderão entrar em contato com a escola e acompanhar o boletim dos filhos utilizando a internet. Cada instituição agora tem um endereço eletrônico e vai incentivar os pais a mandarem recados via e-mail, fomentando a inclusão digital.

“Vamos receber os alunos nesta quinta e já daremos as novas orientações”, complementou o secretário. Durante a recepção, cada um receberá uma carta assinada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, destinada aos pais e responsáveis. Nela o prefeito enfatiza que “a escola não é apenas o lugar onde se aprende a ler e escrever, mas, principalmente, o lugar onde se aprende a viver”. O texto ainda orienta os pais a participar do Conselho da Escola e das APMs, acompanhar as atividades dentro e fora da sala de aula, visitar a escola regularmente, conversar com os jovens e seus professores, enfim, estar presente.

Esta carta é parte de uma campanha de boas vindas intitulada “Feliz Escola pra Todos” e que inclui anúncios na TV, rádios e jornais locais que buscam sensibilizar a comunidade corumbaense de forma massiva. Faixas estão sendo afixadas nas escolas, complementando a ação. Durante a entrevista, o secretário Hélio de Lima destacou ainda investimentos em infra-estrutura e na formação continuada dos 1.790 professores que compõem o quadro da Educação Infantil e Pré-escola (188), Ensino Fundamental (1.264) e Ensino de Jovens e Adultos – EJA (150). Hoje Corumbá conta com 22 escolas municipais, sendo 16 na área urbana e seis na zona rural.

Skip to content